Teve início, ontem, em Olinda (PE), a 49ª ABAV Expo, maior feira do turismo nacional. Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito, uma cerimônia promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens no Centro de Convenções de Pernambuco deu início ao evento que, durante três dias, deve atrair 30 mil visitantes ao local e que marca o retorno 100% presencial da Feira após a pandemia.
No seu discurso, o ministro Carlos Brito celebrou o poder de recuperação do turismo nacional, apesar da pandemia e das adversidades como a guerra na Ucrânia e apontou, ainda, ações conjuntas de apoio realizadas junto ao trade turístico, a estados e municípios. Brito frisou que, no primeiro semestre de 2022, o setor faturou R$ 94 bilhões, resultado 33% superior ao do mesmo período de 2021.
O ministro Carlos Brito também enfatizou a capacidade do ramo de serviços – no qual o turismo se insere – de gerar emprego e renda, ressaltando as perspectivas de criação de mais de 670 mil postos de trabalho na área no segundo semestre do ano. Brito destacou também o potencial do país para a realização de cruzeiros e garantiu empenho pela ampliação da temporada de navios no Brasil.
Já a presidente da ABAV, Magda Nassar, comemorou o retorno da feira a Pernambuco após 20 anos, quando Recife sediou uma edição do encontro. Nassar enalteceu a participação feminina no turismo nacional e aplaudiu a presença de representantes das 27 Unidades da Federação no evento, que provoca a ocupação de cerca de 98% da rede hoteleira local.
A cerimônia também reuniu o presidente da Embratur, Silvio Nascimento; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu; o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o prefeito de Recife, João Campos, e a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, entre outras autoridades.
GASTRONOMIA – Ainda na ABAV Expo, o ministro do Turismo prestigiou o “Cozinha Show”, espaço no estande do MTur em que são preparados pratos típicos brasileiros. Carlos Brito acompanhou o trabalho dos chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral, que já participam de ações do tipo no âmbito do Projeto Experiências do Brasil Rural, voltado ao desenvolvimento do turismo no campo.
O estande do MTur também proporciona a inédita ação “Experiências Criativas do Brasil”, que oferece oficinas criativas ao público. Em parceria com a Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (RECRIA), serão ministradas aulas como de adereços do Carnaval de Recife e de máscaras dos Caretas de Triunfo (PE).