Notícias

ANAC e SAC publicam 4º edição do Plano de Ação para redução de emissões CO2

Com o objetivo de contribuir com os esforços da Organização de Aviação Civil (OACI) na redução do impacto da aviação civil e no cumprimento das metas relativas às mudanças climáticas, o Brasil publicou a 4ª edição do Plano de Ação para a redução das emissões de CO2.

O documento é resultado de um trabalho conjunto entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura (Minfra), e traz um diagnóstico do desempenho da aviação civil brasileira em termos de impacto nas mudanças climáticas, bem como as ações propostas para a mitigação das emissões de gases no efeito estufa.

A edição atual conta, pela primeira vez, com os programas de regulação responsiva da ANAC no âmbito ambiental: Aeroportos Sustentáveis e SustentAr, iniciativas que visam promover a adoção de boas práticas ambientais em aeroportos, empresas aéreas e de táxi-aéreo nacionais.

Também são abordadas as iniciativas para redução das emissões por meio de melhorias operacionais e medidas de mercado, como o Mecanismo de Compensação das Emissões de CO2 do transporte aéreo internacional (CORSIA) e o Programa Renovabio.

A parceria entre a SAC e a ANAC para assuntos sobre sustentabilidade teve início em 2013, ano de lançamento da primeira edição do plano de ação. Desde então, ocorreram atualizações em 2016 e 2019, que aperfeiçoaram as metodologias de cálculo e incluíram novas iniciativas para redução das emissões.

Acesse aqui o documento na íntegra: Plano de ação 2022. (clique no link para acessar)

INICIATIVA

O Plano de Ação faz parte de um esforço da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). É um documento atualizado a cada três anos, contendo uma espécie de roteiro de trabalho, onde os estados viabilizam o acompanhamento dos esforços para redução das emissões da aviação civil, bem como os resultados alcançados e projetados.

A iniciativa teve início por meio da Resolução A37-19 (clique no link para acessar) e vem sendo mantida a cada assembleia da organização

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…