O Ministério do Turismo iniciou, ontem, 28, a 2ª edição da sondagem com empresários do setor de agências de viagem e operadores de turismo. O projeto que dá continuidade à edição anterior, realizado entre os meses de maio e junho deste ano. O objetivo é coletar os dados de todo o país a fim de possibilitar a análise da evolução recente do desempenho desses estabelecimentos na economia do turismo.
A pesquisa também pretende avaliar a percepção de desempenho (presente e futuro), identificando por meio da opinião dos empresários o comportamento do consumidor em períodos de alta temporada. Inicialmente a pesquisa terá uma duração de 30 dias.
Os dados coletados serão publicados em um boletim informativo para conhecimento amplo de todas as unidades do Ministério e da sociedade.
Primeiro
Realizada entre maio e junho, a 1ª edição revelou que em comparação ao ano de 2021, a demanda por serviços aumentou e o número de empregados se manteve estável, totalizando uma evolução positiva. Para o segundo semestre, 71,5% dos empresários tem a expectativa de aumento na demanda por serviços ofertados.