Aproximadamente 7,3 milhões de pessoas embarcaram nos aeroportos do país em agosto, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número é 31,2% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado e corresponde a 92,4% do total registrado em 2019. Os dados corroboram com o momento de retomada que o segmento vive no país.
Entre os aeroportos mais movimentados, Guarulhos (SP) lidera o ranking com 3,14 milhões de passageiros transportados no período de agosto. Também em São Paulo, o terminal de Viracopos, em Campinas, registrou mais de 1,05 milhão de viajantes, sendo o melhor mês de agosto da história. Na capital federal, foram mais de 1,22 milhão de passageiros. De janeiro a agosto, já foram mais de 53 milhões de pessoas embarcadas nos quatro cantos do país.
Também em agosto, a demanda medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) e a oferta por voos, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), tiveram crescimento na comparação com 2021, de 25,8% e 23,7%, respectivamente. Já em relação aos resultados obtidos em 2019, os indicadores registraram uma baixa retração, de 1,3% e 0,1%, chegando cada vez mais perto dos índices pré-pandemia.
O setor aéreo é um importante meio de locomoção no país, contribuindo para impulsionar o turismo. Em 2021, um em cada dez brasileiros em viagem utilizou este modal para chegar até o próximo destino, segundo a PNAD Contínua Turismo 2020-2021 produzida a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MERCADO DOMÉSTICO – O modal aéreo brasileiro já vinha apresentando melhora significativa de seus indicadores, após os impactos do coronavírus. Durante todo o ano de 2021, cerca de 62,6 milhões de viajantes passaram pelos terminais domésticos. O transporte de passageiros teve um aumento de 38,3% frente aos dados consolidados um ano antes. Em 2021, o mercado doméstico foi responsável por cerca de 546 mil voos. Os dados também são da ANAC.