O Brasil é o país com o maior número de correspondentes estrangeiros na América Latina. São cerca de 130 jornalistas, enviados pelos maiores meios de comunicação do mundo. E é no Rio de Janeiro que a maior parte deles se concentram. Ao todo, por volta de 100 profissionais residem na cidade. Para congregar esses líderes de opinião no exterior, o trabalho da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) existe, e comemora, em setembro de 2022, 60 anos de sua fundação. Por entender a importância desse segmento, o Rio Convention & Visitor Bureau (Rio CVB) ofereceu, na tarde desta quarta-feira (28) um coquetel em homenagem à Associação e aos seus associados, no Hotel Janeiro, no Leblon.
O evento contou com a presença do secretário municipal de turismo Antônio Mariano; da diretora executiva do Rio CVB, Roberta Werner; do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RJ) e do conselho curador do Rio CVB, Luiz Strauss e do presidente da ACIE, Edmar Figueiredo.
A diretora – executiva do Rio CVB, Roberta Werner destacou o trabalho da entidade em prol da categoria, como maneira de garantir que o trabalho desses profissionais seja respaldado durante a passagem pela cidade. “Muitas vezes as notícias que chegam do Rio de Janeiro lá fora nem sempre mostram a nossa cidade como ela merece. Por isso é tão importante estreitar os laços com essa categoria para que levem aos seus respectivos países todos os atrativos que a cidade tem para oferecer. Queremos que a cidade volte a ser um dos principais destinos turísticos para os estrangeiros”, disse Roberta.
O presidente da Abav-RJ e do conselho curador do Rio CVB, Luiz Strauss, comemorou a iniciativa e destacou a necessidade desses encontros serem realizados com mais frequência, “em especial nesse momento, com a retomada de boas notícias e com a captação de vários eventos para 2023”.
Edmar Figueiredo, presidente da ACIE desde o ano passado, é o segundo brasileiro no cargo ao longo desses 60 anos. “A nossa entidade acompanhou tudo o que aconteceu nesse país, sempre contribuindo para melhorar a imagem da cidade maravilhosa. E assim continuaremos fazendo, em especial nesse momento de pós pandemia e retomada do setor”, declarou.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Antônio Mariano, os correspondentes realizam um trabalho fundamental para fomentar o turismo carioca e torná-lo cada vez mais potente. “Sabemos que quando se fala do Brasil no exterior são sempre as imagens do Rio de Janeiro que vem à cabeça. E ter uma instituição que agrega esses profissionais, como o ACIE, que tem seus valores calcados no pilar do jornalismo – que é a ética e o compromisso com a verdade – é motivo de celebração”, comentou.
Também participaram do encontro representantes da mídia mundial, como Agência France Press (AFP); Agência Xihuan; Agência TASS; Revista Der Spiegel; TV ARD; People’s Daily e da – Streiffschuss Films AG, entre outros.