Pela primeira vez na história, a Oktoberfest contará com um plano de ações sustentáveis para redução do impacto ambiental. O evento, que está em sua 37ª edição, prevê a valorização de aproximadamente 2 milhões de copos plásticos descartados nos 19 dias do festival — que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. A iniciativa tem o apoio da Veolia, líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias, que este ano se tornou parceira sustentável do evento.
De acordo com a organização do evento, estima-se que cerca de 150 toneladas de resíduos sejam geradas durante o evento e 100% deles terá uma destinação ambientalmente correta. Todos os copos plásticos utilizados na festa serão valorizados, passando por um processo de blendagem para coprocessamento, transformando-se em CDR, Combustível Derivado de Resíduos, considerado uma opção “verde” para a indústria, em substituição aos combustíveis fósseis, altamente poluentes.
Para Bruno Muehlbauer, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Públicos da Veolia Brasil, a correta gestão e valorização dos resíduos trazem vantagens ambientais, sociais e econômicas para toda a sociedade. “Além de reduzir a emissão de gases poluentes, o coprocessamento também diminui a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil e contribuindo de forma significativa para a economia circular, a economia de baixo carbono e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que a Oktoberfest quer deixar um legado para as futuras gerações de blumenauenses e também para os turistas que nos visitam. Já o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, aponta sobre a importância de, por meio da festa, dialogar sobre o tema. “Queremos que a Oktoberfest seja um espaço de conscientização e mobilização ambiental, mostrando a todos a responsabilidade socioambiental do evento e disseminando assim, conhecimento sobre sustentabilidade”, diz.
Qualificação das equipes
Além da segregação e valorização dos resíduos, a Veolia realizará o treinamento das equipes que trabalharão na Oktoberfest, na sensibilização dos assistentes quanto à forma correta de separação, além de estimular a responsabilidade ambiental e sua relevância na transformação ecológica do planeta. Para isso, disponibilizará todas as lixeiras para o evento. Esses compartimentos ficarão permanentes no local da festa e poderão ser utilizados em outras ocasiões. Já os comerciantes que participarem dos treinamentos ganharão um selo de certificação.
De acordo com Lina del Castillo, Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Veolia Brasil, essa parceria resulta na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos de Santa Catarina, tornando uma tendência para muitos outros eventos no país.
“No caminho da Transformação Ecológica devemos procurar soluções que mudam nossa forma de produzir, atuar e consumir, pensando na diminuição de nossa pegada ambiental, e isso pode ser feito aliado com as nossas tradições culturais. Por isso é tão importante fazermos parte, como parceiros, dessa transformação sustentável que está acontecendo na Oktoberfest”, ressalta Lina del Castillo.