Após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciar a proibição da operação de aviões comerciais a jato no Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) a partir do dia 12 de outubro de 2022, a Azul Linhas Aéreas informou que passará a voar com suas aeronaves modelo ATR 72-600 no trecho que liga Recife à ilha.
A empresa aérea afirma que a decisão foi tomada após análise técnica da evolução das condições da pista e amplo debate com todas as instituições envolvidas, liderado pela ANAC, que apoia a decisão da Agência e que vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista de Fernando de Noronha, que já foi iniciada.
“A restrição da operação de aeronaves a jato é cabível, uma vez que a degradação de pavimento, associada às características de peso e motores dessas aeronaves, poderia gerar descolamento da camada asfáltica da pista e ingestão pelos motores. Já a operação com aeronaves ATR 72-600, mais leves e com motores altos e a hélice, é segura”, declara a Azul.
A companhia ainda afirma que também está trabalhando com o Governo de Pernambuco e administrações da ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos os esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local.
“Reforçamos nosso compromisso com a segurança das operações e todos os esforços para retomada das operações sem restrições em Fernando de Noronha. Além disso, a empresa está trabalhando para mitigar qualquer possível impacto a nossos Clientes e atualizando a ANAC e demais instituições envolvidas de nosso plano de operações e contingência”, finaliza a Azul.