Dados da plataforma Museusbr mostram que o Brasil tem quase quatro mil museus cadastrados até o momento, o que destaca a força dessas “casas do saber” para a disseminação da cultura e o fortalecimento do turismo. Só o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem a missão de cuidar de 99 edificações que compõem esses museus.
Os museus do Ibram são públicos e estão sediados em edificações dos séculos 18, 19 e 20, construídas originalmente para outros usos. Portanto, não faltam opções para o viajante apaixonado por conhecimento, que pode contar, ainda, com a diversidade de conteúdo, uma vez que os museus abrangem temas variados, como arte, história, ciência, arqueologia, antropologia, arquivologia, imagem e som, tecnologia, entre tantos outros.
Ficou curioso(a) e quer embarcar na viagem rumo à visitação de museus? Vem com a Agência de Notícias do Turismo que a gente te dá algumas dicas de roteiros:
HISTÓRICOS – Os museus históricos são locais de verdadeiros marcos para a humanidade. Neles, é possível viajar no tempo e conhecer o passado do Brasil e do mundo. Um exemplo disso está no Museu do Ipiranga, que foi reaberto em setembro de 2022, após uma ampla reforma apoiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, e já está deixando aguçada a curiosidade dos apaixonados em história. Localizado no Parque da Independência, em São Paulo (SP), o local abriga um acervo de 450 mil itens e documentos. Entre eles estão o icônico quadro “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, que eternizou o que teria sido o marco da emancipação do Brasil perante Portugal. O acervo do museu inclui pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira etc.
Visitação:
De Terça a Domingo, das 11h às 17h.
8 a 16 de outubro
Valores e mais informações, CLIQUEI AQUI:
MODERNOS – Arte e modernidade caminham juntos e podem ser vistas no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), localizado em São Paulo (SP). Fundado em 1947, o MASP tornou-se o primeiro museu moderno no país e é composto pelo mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, reunindo 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, e abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Além do acervo, o espaço conta com um centro de pesquisa, seminários internacionais, palestras, oficinas, cursos e mediações.
Visitação:
Terça-feira (grátis): 10h – 20h (entrada até as 19h)
Quinta-feira (grátis durante outubro): 10h – 18h (entrada até as 17h)
Quarta a domingo: 10h – 18h (entrada até as 17h)
Valores e mais informações: CLIQUE AQUI.
Também é possível ver arte moderna no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ). Inaugurado em 1996, é o atual símbolo de sua cidade mãe e possui forma futurista (que lembra uma flor ou uma nave espacial) criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O museu tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerado uma das sete maravilhas do mundo em museus pela mídia especializada. O MAC abriga em seu acervo mais de 1,8 mil obras, cobrindo uma produção que percorre desde a década de 50 até os dias atuais. O Museu também realiza exposições temporárias, atividades e projetos voltados para a arte contemporânea.
Visitação
Galeria:
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Pátio:
Diariamente das 9h às 18h.
Valores e mais informações: CLIQUE AQUI.
ESPORTE – Localizado dentro do Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP), o Museu do Futebol foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados do país. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e cultura do país. A ideia do museu é apresentar o futebol e sua importância para a história brasileira. Por lá, o turista pode aprender sobre desde a história do esporte até os marcos e legados deixados pelo futebol. O Museu traz também exposições temporárias e narra a biografia de importantes atletas, como o Pelé.
Visitação:
Terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até 18h).
Abertura noturna: a cada primeira terça-feira do mês, das 9h às 20h (com permanência até 21h)
Valores e mais informações CLIQUE AQUI.
NATUREZA – O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), mescla arte e natureza em um único local. Ele possui um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes: são mais de 4,3 mil espécies de plantas e cerca de 700 obras de quase 40 países a serem observadas pelos visitantes, tudo isso ao ar livre e em meio a galerias dentro de um jardim botânico. O Instituto Inhotim mescla os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, sendo um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Visitação:
Quarta a sexta-feira: 09h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 09h30 às 17h30
Valores e mais informações, CLIQUE AQUI.
MAPA DE MUSEUS – Gostou das dicas e quer conhecer mais museus brasileiros? CLIQUE AQUI e desbrave a plataforma Museusbr. É um mapa que mostra onde estão localizados os museus no país. Lá, você pode pesquisar museus utilizando filtros como nome do local ou estado, consultar informações e extrair dados em formato de planilha. Por ser uma ferramenta colaborativa, é possível incluir novos museus que eventualmente ainda não estejam listados. Para cadastrar um museu, CLIQUE AQUI.