GASTRONOMIA

Chef dá nova cara para a gastronomia italiana no Brasil

Muita gastronomia e uma pitada considerável de empreendedorismo. Essa é a receita para o sucesso do chef curitibano Dudu Sperandio, um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia brasileira. Aos 39 anos, o profissional comanda o premiado Ernesto Ristorante, na cidade de Curitiba. Em pouco mais de dez anos de história, a casa do já acumulou diversos prêmios e deu uma nova cara à gastronomia italiana no Brasil.

Após cursar duas faculdades e atuar alguns anos no mercado do vestuário, Dudu Sperandio resolveu se dedicar a uma grande paixão: a gastronomia. Formado pelo curso de Chef de Cuisine — Restaurateur do Centro Europeu, uma das principais escolas de gastronomia do país, o jovem chef logo caiu no mundo em busca de experiências profissionais, começando pelo restaurante Hugo’s, de Londres, onde descobriu seu amor pela culinária italiana.

“Antes de ir para a Inglaterra, ainda não tinha colocado em minha cabeça que a cozinha italiana seria o meu principal campo de atuação. Chegando lá, comecei a trabalhar no Hugo´s, um restaurante italiano no meio de uma das cidades mais modernas do mundo. Foi um processo de aprendizado impressionante, que direcionou a minha vida profissional. Pesquisei e trabalhei muito para aprender técnicas e conhecer cada detalhe de uma das culturas gastronômicas mais importantes e saborosas do mundo”, explica Dudu.

Desde então, a carreira do curitibano decolou. Em poucos anos, Dudu Sperandio acumulou passagens por alguns dos principais restaurantes do mundo, entre eles o La Scaletta, de Milão (Itália), e o The Turkey’s Point Hotel e Spa, nas Ilhas Bermudas, onde teve a oportunidade de cozinhar para celebridades mundiais, entre elas a rainha Elizabeth e seu filho Edward, Gabanna, Brooke Shields, Michael Douglas, Mike Stars e Catherina Zetta Jones.

“Os trabalhos da Itália e nas Ilhas Bermudas me mostraram um mercado altamente profissional e com níveis de excelência impressionantes. Foram experiências fantásticas que me mostraram como é importante trabalhar com amor e, principalmente, preocupado com cada detalhe do serviço oferecido. Foi nas Ilhas Bermudas que eu vivi alguns dos momentos mais marcantes da minha carreira, tendo a oportunidade de cozinhar para grandes artistas, esportistas, líderes internacionais e autoridades, entre elas a rainha Elizabeth”, conta o chef.
 

Antes de inaugurar o seu primeiro restaurante na capital paranaense, o Ernesto Ristorante, no ano de 2011, Dudu passou ainda por países como Portugal, Espanha, França, Suíça e Holanda, tudo para ter contato com os principais conceitos da gastronomia mundial. “Meu sonho era voltar para o Brasil preparado para tudo. Por esse motivo, rodei o mundo em busca de conhecimento e experiências”, detalha.

Todo esse conhecimento de mercado transformou o Ernesto Ristorante em um grande fenômeno da gastronomia paranaense. No premiado empreendimento, o público pode saborear diversas releituras de clássicos da gastronomia italiana, entre elas o Ravioli de abóbora ao molho de queijo de cabra com nozes caramelizadas e ervas frescas; o Tagliatelle a carbonara com guanciale da salumeria montebello; o Entrecôte grelhado com molho de pimenta verde e batata salteada no azeite extra virgem; o Mignon grelhado acompanhado por funghi porcini e risoto cremoso de beterraba com grana padano; e o Escalope de língua grelhada com saladinha de folhas de salsão, tomates, alcaparras e molho agridoce.

“O Ernesto Ristorante é a realização de um sonho. É na cozinha do restaurante que eu coloco para fora toda a minha criatividade e conhecimento. Em poucos anos, a casa se transformou em um dos principais endereços da gastronomia italiana em Curitiba, conquistando vários prêmios e, principalmente, o exigente público curitibano. Isso me deixa muito orgulhoso e mostra que o nosso trabalho é muito bem feito, atingindo níveis de excelência como aqueles que eu via e admirava fora do Brasil”, comemora o chef.
 

Hoje, além dos vários prêmios, a casa conta com o selo Marchio Ospitalità Italiana, concedido pelo governo italiano para restaurantes que valorizam a gastronomia da “velha bota” ao redor do mundo. Realizada por um Comitê de Certificação formado por diversas autoridades italianas, a avaliação aborda inúmeros critérios, entre eles a obrigatoriedade do cardápio escrito, também, em italiano e que contenha 51% dos pratos e receitas baseados na tradição italiana.

“Além disso, é necessário que o empreendimento tenha pelo menos um integrante da equipe que saiba se relacionar com o público italiano; apresente um ambiente com elementos da identidade italiana; e conte com uma carta de vinhos composta por no mínimo 30% de rótulos italianos e com origem reconhecida. Ou seja, é um processo intenso que avalia profundamente os empreendimentos”, explica Dudu Sperandio.
 

Pizzas com a cara da Itália

Incansável e empreendedor, Dudu Sperandio resolveu tirar do papel, no final de 2015, seu segundo restaurante na capital paranaense: o Funiculare. A casa, com espaço moderno e aconchegante, trabalha com panini (sanduíches), pizzas e pastas especiais, que podem ser consumidas no local ou levadas para casa. “Após o sucesso do Ernesto Ristorante, ganhei muita confiança para esse novo projeto. O Funiculare é uma opção descolada para quem quer saborear o melhor da gastronomia italiana. Preparamos um cardápio bem especial, com releituras de preparos clássicos e preços acessíveis”, explica o chef.

Um dos grandes destaques do Funiculare fica por conta das tradicionais pizzas preparadas em um forno à lenha. O restaurante tem, também, uma carta especial de vinhos e um chopp artesanal exclusivo. Atualmente, a Funiculare conta com dois endereços em Curitiba e um espaço recém-inaugurado na cidade de Mafra, na região de Lisboa, em Portugal.

Grupo Dudu Sperandio

Em 2021, o experiente chef expandiu seus horizontes mais uma vez e inaugurou o Ken’Eki, com conceito de culinária japonesa contemporânea, também na capital paranaense. Trufas, ovas e ouriço-do-mar são os destaques do cardápio da casa, que serve um menu degustação de 15 a 20 peças, com possibilidade de repetição à vontade no balcão.

No mesmo ano, Dudu Sperandio comprou o antigo Café Lupita, agora Lupita Bistrô Bar — e 4º empreendimento do Grupo. O experiente chef mudou todo o conceito da casa para atender a demanda dos curitibanos e turistas por uma culinária mais autoral no Centro da cidade, com cardápio especial de café da manhã, almoço, happy hour e jantar.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal se tornam o 7° Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Brasil

Mais um reconhecimento internacional vai ampliar o potencial da gastronomia brasileira de atrair e encantar turistas de todo o mundo….
GASTRONOMIA

Fenaostra celebra cultura e gastronomia em Santa Catarina

Com shows nacionais e culinária marítima, teve início dia 03, a 22ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra). Com…
GASTRONOMIA

Belém e Alter-do-Chão recebem o maior evento de gastronomia da Amazônia

Desde a segunda-feira, 02, turistas de todo o país podem mergulhar na experiência que reúne a riqueza da gastronomia e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :