Dentre os mais de 1.200 artesãos do Brasil que se inscreveram no Prêmio Top 100 de Artesanato, uma penedense está na lista de vencedores: É Ana Cristina, do grupo produtivo Fulô.A, especializado no bordado ponto livre que transporta paisagens e o cotidiano da zona rural para o trabalho manual.
Além do direito de usar o selo Prêmio Top 100 de Artesanato – 5ª edição, os vencedores também ganham reconhecimento nacional e a inclusão no catálogo comercial com informações das premiadas no site da instituição.
Vale ressaltar que, haverá uma cerimônia de premiação no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 19 de novembro, com rodada de negócios e uma exposição de obras dos ganhadores.
As etapas de seleção foram baseadas nos seguintes critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.
A fase final foi decidida por cinco juradas com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira.