Os dois municípios brasileiros selecionados para terem acesso gratuito a ferramenta 100% digital de captação de dados do setor foram revelados durante à tarde desta sexta-feira (14.10), pela Smart Tour em Live no Instagram (@smarttouroficial). A transmissão reuniu a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, e a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel.
A startup contabilizou mais de 100 inscrições feitas de todas as regiões brasileiras interessadas em utilizar a plataforma de monitoramento do turismo Smart Destination. Para ajudar o máximo de municípios possível, a instituição liberou a pesquisa de demanda turística 100% digital Smart Survey, solução vencedora do Prêmio Nacional de Turismo 2019 na categoria Tecnologia no Turismo.
A Smart Destination é uma plataforma que possibilita o monitoramento de fluxo turístico com uso de Internet das Coisas (IoT) e geolocalização, pesquisa de demanda turística 100% digital, avaliação de qualidade dos serviços ofertados pelo município e mais de 60 indicadores turísticos para auxiliar a gestão pública municipal.
Primeira
Na 1ª seleção promovida pela Smart Tour foram escolhidos sete municípios: São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), Socorro (SP), Cairu (BA), Piranhas (AL), Aquidauana (MS) e Rio Branco (AC). Em junho deste ano, em mais uma rodada para a utilização gratuita da plataforma de captação de dados do setor que busca contribuir para o turismo dessas cidades, a Smart Tour Brasil selecionou outros 4 municípios: Bragança (PA), Arraial do Cabo (RJ), Maragogi (AL) e Nova Petrópolis (RS).
Smart Tour
A Smart Tour é uma startup conhecida no Brasil por promover tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, desenvolvendo soluções inovadoras. A empresa foi vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2019, Vice-campeã das Américas do Healing Solutions promovido pela OMT (Organização Mundial do Turismo), finalista do Mundial de Startups e também finalista do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua – primeiro polo global de inovação em turismo.