O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Secretaria de Turismo do DF (Setur), promoveu, sexta-feira passada, no Centro de Convenções Ulisses Guimaraes, em Brasília, uma reunião com o trade turístico do Distrito Federal para sensibilizar a comunidade hoteleira sobre os benefícios e a importância do registro no Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
O MTur trabalha continuamente para realizar ações educativas e de orientação sobre a importância de conscientizar o setor de turismo sobre a necessidade e obrigatoriedade da formalização do cadastro. O objetivo é a construção de um turismo mais forte e formalizado.
Estiveram presentes o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro; presidente da ABAV-DF, Levi Barbosa; secretário de Turismo do DF, William Almeida; presidente da FETRATUH, Vera Leda Ferreira; comandante do 5º Batalhão da PMDF, Major Rafael Delatorres; coordenadora-geral de Formalização e Fiscalização dos Prestadores de Serviços turísticos, Daniela Saraiva; secretário executivo de Turismo da Setur/DF, Gustavo Assis, além do trade turístico do Distrito Federal.
Durante o encontro, também foi destacado os cinco anos de fiscalização pelo Brasil inteiro, quando foram acompanhados e orientados mais de 35 mil empreendimentos sobre a importância da formalização. O resultado é o registro de mais de 140 mil prestadores turísticos hoje cadastrados, totalizando um aumento de 80% em comparação ao ano de 2018.
Atualizações
O Cadastur é uma plataforma totalmente virtual e gratuita e voltada para os meios de hospedagem. Conforme a Lei Geral do Turismo, o registro é obrigatório para agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo. O cadastro também está disponível, de forma opcional, para estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos.
Após passar por novas atualizações, o Cadastur simplificou a documentação e agora o site também faz parte do Gov.br podendo ser acessado através do seu login e senha. A regularização por meio do Ministério proporciona aos empreendimentos maior seguridade e confiabilidade para turistas no planejamento de uma viagem.