Dados divulgados pela Exceltur apontam que o verão em Espanha gerou receitas superiores às conseguidas antes da pandemia na maioria das regiões do país, classificou a época como um “grande verão”. A recuperação do setor foi tanta que o turismo foi “o suporte da economia espanhola no terceiro trimestre”, representando “72,2% do crescimento do PIB”.
Um resultado que confirma os dados divulgados há uma semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostravam que o número de turistas estrangeiros disparou no verão passado, para 17,9 milhões.
De acordo com a Exceltur, os setores mais favorecidos pela recuperação foram os hotéis, com mais 9,2% de lucros entre julho e setembro do que no mesmo período de 2019, atividades de lazer (+4,9%) e museus (+3,7%).
Quanto às regiões, neste país que antes da crise sanitária era o segundo destino turístico do mundo, as que mais sentiram a recuperação foram os arquipélagos populares das Ilhas Baleares (+10,1% face a 2019) e as Ilhas Canárias ( +8,7%), mas também zonas do interior, como La Rioja (+9,2%) ou Castilla y León (+5%).