![](https://circuitomundo.com/wp-content/uploads/2022/10/baianas.jpg)
A cidade de Salvador, na Bahia, será palco, nesta terça-feira, 25, de um evento em defesa do Ofício das Baianas de Acarajé, um Patrimônio Cultural do país. Na ocasião, formalizará o compromisso do Ministério do Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o encaminhamento do processo de revalidação e ampliação da tradição em todo o país.
Solicitada pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), a iniciativa busca conferir mais visibilidade e proteção ao ofício, considerado Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2005. A intenção é ampliar a abrangência do título atribuído ao Ofício das Baianas de Acarajé, cuja proposta será submetida à avaliação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.
O Ofício das Baianas de Acarajé, parte da identidade cultural da Bahia e, também, de outros estados do país, envolve a produção e a venda de alimentos conhecidos como “comidas de baiana”. Dentre eles, destaca-se o acarajé, um bolinho de feijão-fradinho moído no pilão de pedra, temperado e frito no azeite de dendê.