GASTRONOMIA

Tortelaço celebra cultura e gastronomia regional

Ravioli with tomato sauce and basil on dark background, top view.

Uma iguaria herdada diretamente dos imigrantes italianos que colonizaram a região da Serra gaúcha é a protagonista do novo atrativo turístico que vem para movimentar o calendário de eventos de Bento Gonçalves. A primeira edição do Tortelaço — Festival de Tortéi, ocorre nas noites de 11 e 12 de novembro, a partir das 19h, no Parque de Eventos do município, combinando a boa gastronomia local a vinhos e espumantes de qualidade, em uma programação repleta de atrações.

A principal, sem dúvida, é a degustação do prato, tradicionalmente preparado com massa e recheio de abóbora, guarnecidos por molho — acompanhamento que traz o tempero da criatividade para o deleite do paladar. São quatro opções para experimentar: bolonhesa e manteiga; sálvia e nozes, oferecidos pela Giordani Gastronomia; tomate seco e salame, preparados pelo restaurante Di Paolo.

Além de provar uma porção de cada variedade, quem adquirir o ingresso tem direito a um copo de vinho ou de suco de uva, e a uma sobremesa do Di Paolo. O menu vem acompanhado de atrações artísticas, como o show de Johnny Grace e Banda (11), apresentando um tributo a Elvis Presley e Farina Brothers (12). A programação ocorre na mesma estrutura ocupada pelo espaço temático da Vila Típica da 17ª Fenavinho durante a 30ª ExpoBento, que recria um ambiente com o clima e a acolhida das festividades realizadas pelos imigrantes italianos na região.

Os ingressos para o 1º Tortelaço — Festival de Tortéi custam R$ 130 para adultos e R$ 65 para crianças de 6 a 12 anos. O lucro da programação será revertido, em caráter beneficente, a três instituições importantes para Bento Gonçalves: Consepro-BG, Clube Esportivo e Fundaparque. A aquisição dos ingressos pode ser feita diretamente no CIC-BG (2105.1999).
O 1º Tortelaço – Festival do Tortéi – é uma realização do CIC-BG e do Grupo RBS.

Programação

O 1º Tortelaço — Festival de Tortéi é um projeto de incentivo ao desenvolvimento econômico por meio do fomento ao turismo de experiência.

Além de valorizar a cultura local, sua proposta expande uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico da microrregião: o turismo, especialmente o de experiências. “O turismo está diretamente ligado ao empreendedorismo, à abertura e crescimento de estabelecimentos, à geração de oportunidades de emprego, sendo responsável por movimentar toda uma cadeia de negócios. Temos, em nossa microrregião, todos os elementos necessários para desenvolver seu potencial e aproveitar seus benefícios. A criação de novos atrativos faz parte desse movimento”, explica a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Artigos relacionados
EVENTOSGASTRONOMIA

Festival Maceió dos Prazeres leva gastronomia popular e música ao vivo ao bairro de Jaraguá

A segunda edição do Festival Maceió dos Prazeres acontece nos dias 28 e 29 de novembro, na tradicional Praça Dois…
GASTRONOMIA

Ofício das Tacacazeiras é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

O processo de elaboração de uma das comidas mais típicas da Amazônia brasileira acaba de alcançar uma importante conquista. O…
EVENTOSGASTRONOMIA

Brasil destaca integração entre gastronomia e turismo sustentável em encontro internacional no Chile

segundo dia do Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores em Santiago, no Chile, focou nesta terça-feira (25.11) a consolidação…