O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro participa, nos próximos dias 5 a 13 de novembro, da Casa Brasil Bicentenário 2022, em Lisboa, com peças de seu acervo. Serão exibidos ao público: cestos em fibra de arumã feitos por indígenas da região Norte do Brasil, bordados em renda irlandesa (Paraíba) e renda filé (Alagoas), além de um trançado com fibra de carnaúba (Piauí).
A Casa Brasil Bicentenário é uma plataforma de promoção de oportunidades, produtos e imagem do Brasil em Portugal. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, busca oferecer ao público visitante visões sobre a construção da identidade brasileira, integrando perspectivas de combinam território, povo, sociedade, economia, cultura e inovação.
Tendo como pano de fundo o arco histórico dos 200 anos desde a Independência do país, a Casa Brasil constitui-se em mais um elemento de aproximação entre Brasil e Portugal. Ao mesmo tempo, valoriza em sua programação as diferentes características que acabaram por formar a identidade brasileira, da música à gastronomia, e das distintas ondas migratórias aos produtos e serviços que conquistaram mercados mundiais.
Situada na capital portuguesa em local de fácil acesso, na Avenida da Liberdade, a poucos metros da Praça dos Restauradores, a Casa Brasil Bicentenário oferece:
- Exposição temática alusiva aos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil;
- Mostra de produtos de empresas brasileiras de diversos portes e setores, incluindo alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura, cosméticos etc.;
- Degustações e ativações de marcas brasileiras, propiciando contato direto dos visitantes com os produtos;
- Atrações gastronômicas e culturais, tais como apresentações culinárias, musicais e literárias.
O acesso a todas as atividades abertas ao público da Casa Brasil Bicentenário é gratuito.