MACEIÓ

Desenvolvimento Sustentável beneficia moradores de Maceió com ações de educação ambiental

Durante toda a semana, as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram bairros das partes alta e baixa da capital com ações de educação ambiental, coleta domiciliar e de volumosos.  As atividades tiveram início na última segunda-feira, 24, e foram encerradas, na tarde da sexta-feira, 28, beneficiando mais de três mil moradores dos bairros Centro, São Jorge, Poço (Reginaldo), Jacintinho, Pitanguinha, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Petrópolis, Ponta Verde e Jatiúca.

Ação orienta maceioenses sobre descarte correto do lixo. Foto: Ascom Sudes
Ação orienta maceioenses sobre descarte correto do lixo. Foto: Ascom Sudes

Participaram da atividade 20 educadores, integrantes do quadro de servidores da superintendência e jovens aprendizes da Locar e Naturalle, empresas encarregadas pela coleta domiciliar da capital, onde os grupos se dividiram entre os bairros, orientando os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto, coleta domiciliar, descarte de volumosos e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, grande parte da população não tem conhecimento das formas corretas de descarte de resíduos, provocando o acúmulo de lixo nos bairros de Maceió.

“Embora a Prefeitura realize a coleta, a população precisa ter a consciência dos dias certos para o descarte, evitando que o lixo fique na rua, e sobre a forma correta de descartar o lixo. Somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada nesse projeto”, explicou Kedyna.

Comerciantes são orientados sobre educação ambiental. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes são orientados sobre educação ambiental. Foto: Ascom Sudes

Satisfeita com o trabalho da Prefeitura de Maceió, a comerciante do Petrópolis considera a população como parte responsável pela situação de acúmulo de lixo nas ruas.

“O trabalho de coleta é muito bom, o carro passa aqui, recolhe o lixo direitinho, mas a população não tem educação e descarta em qualquer lugar, a qualquer momento. Inclusive, sofremos com muito descarte de animais mortos por aqui. Então, eu acho que essas orientações são muito importantes para vê se os moradores se conscientizam”, afirmou.

Visita à ccoperativa de reciclagem. Foto: Ascom Sudes
Visita à ccoperativa de reciclagem. Foto: Ascom Sudes

Na sexta-feira (28), última dia das atividades, os servidores e jovens aprendizes visitaram uma cooperativa de reciclagem para aprenderem sobre os procedimentos de triagem e reuso de itens recolhidos pela coleta seletiva e Pontos de Entrega Voluntária espalhados pela capital.

Colabore com a Sudes

A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão deve entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou no WhatsApp (82) 98802-4834.T

Texto: Ascom Sudes

Artigos relacionados
MACEIÓ

Público elogia Verão Massayó por incentivo à cultura e inclusão social

A segunda noite do Verão Massayó foi um sucesso. O público chegou cedo na expectativa de ver os shows do…
MACEIÓ

Confira as alterações do trânsito no Jaraguá durante o Verão Massayó 2025

Nos próximos dois finais de semana, dias 10,11 e 12 e 17,18 e 19 de janeiro, o clima vai esquentar…
LEVANTANDO ÂNCORASMACEIÓ

Maceió (AL) recebeu os dois primeiros cruzeiros de 2025

Maceió recebeu, na manhã de ontem (08), os dois primeiros cruzeiros de 2025. O MSC Grandiosa e o Artania trouxeram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :