A Prefeitura de Maceió vai iluminar com tecnologia de LED um dos principais corredores de transportes da capital alagoana, a Avenida Fernandes Lima. A obra que está em andamento é o maior projeto de iluminação pública do Município, ao levar para os maceioenses mais segurança, conforto e economia. A previsão é que o serviço seja finalizado esta semana.
Por meio da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), a via vai receber 374 luminárias de quatro potências diferentes, sendo 339 de 220W, nove de 120W, duas de 70W e 24 de 40W. As potências das luminárias foram definidas a partir de um estudo luminotécnico desenvolvido por técnicos da Sima, que considera pontos como o distanciamento entre os postes e a finalidade.
“Esta é a maior obra de iluminação já anunciada pelo prefeito JHC e vai beneficiar milhares de pessoas diariamente. A Avenida Fernandes Lima é um local de passagem diário de milhares de maceioenses e também moradores da região metropolitana, que vão contar agora com uma via mais iluminada ao retornar de seus postos de trabalho, por exemplo. Certamente fará uma diferença para melhor na vida do cidadão que utiliza a via para a prática de exercícios, ou que precisa aguardar nas paradas de ônibus, tornando o ambiente mais confortável e seguro”, detalhou a superintendente de Iluminação de Maceió, Camila Porciúncula.
Para evitar maiores transtornos, as equipes da Sima vão executar a obra no período da noite e madrugada, sempre evitando horários de pico no trânsito, permanecendo na via entre às 20h e 5h.
“Faremos uma verdadeira força-tarefa para requalificar a iluminação da Fernandes Lima, com uma média de 10 equipes da Sima trabalhando aos finais de semana”, acrescentou a superintendente.
A obra para requalificação da iluminação da Fernandes Lima está orçada em R$ 1,8 milhão e será custeada com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), imposto que é pago mensalmente pelos contribuintes, conforme localização e cálculo de consumo de energia elétrica.
As luminárias retiradas da Avenida Fernandes Lima devem ser colocadas à disposição para leilão, visto que a Prefeitura de Maceió está em processo de modernização da iluminação em toda a cidade e não tem interesse em reaproveitar as estruturas em outra localidade.
Texto: Ascom Sima