A Tailândia recebeu, entre 1 de janeiro e 26 de outubro de 2022, mais de sete milhões de turistas internacionais, aproximando-se do objetivo estabelecido para este ano de alcançar entre sete e 10 milhões de visitantes.
“Com os tempos difíceis dos últimos tempos já ultrapassados, a Tailândia está a ver todos os seus esforços, do marketing e promoção do turismo em curso, até às normas de saúde e segurança implementadas da Amazing Thailand SHA, a dar frutos ao alcançar mais de 7 milhões de turistas estrangeiros que regressaram ao nosso país já em 2022”, destaca Yuthasak Supasorn, Governador da Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT), em comunicado.
Desde o início do ano, a Tailândia regista um total de chegadas de visitantes de 7,349,843, com a maioria dos turistas internacionais a chegarem da Malásia, Índia, República Democrática Popular do Laos, Camboja e Singapura.
Ao longo deste período, a maioria dos visitantes chegou à Tailândia através do Aeroporto Suvarnabhumi, em Banguecoque, que contabiliza 3.891.196 chegadas, assim como do Aeroporto Internacional de Phuket, onde o número de chegadas é de 958.027, e ainda do Aeroporto Internacional de Don Mueang, que contabiliza 564.008 chegadas.
Já o posto de controlo fronteiriço de Sadao contabilizou a entrada de 451.578 visitantes e o posto de controlo fronteiriço de Nong Khai registou ainda 225.859 chegadas.
Recorde-se que a Tailândia já reabriu totalmente ao turismo, deixando de exigir aos turistas a apresentação de provas de vacinação ou resultados de testes, além de permitir uma estadia mais prolongada, uma vez que, até 31 de março de 2023, o período de permanência no destino é de 45 dias para turistas de países/territórios com direito a isenção de visto, como é o caso de Portugal.
Além do fim das restrições, a Tailândia está também a retomar o calendário de eventos e festivais internacionais, a exemplo do popular festival anual da Loi Krathong, que acontece por todo o país já este mês de novembro, e da Bienal de Arte de Banguecoque (BAB 2022), que se realiza até 23 de fevereiro de 2023, reunindo em Banguecoque obras de 73 artistas locais e internacionais.