DESTINOSExperiências

Cartagena: um espetáculo arquitetônico e cultural

Cartagena consegue fazer você se apaixonar por ela desde o primeiro momento em que a vê pela janela do avião. É um destino que atrai turistas de vários países do mundo, não só pelas suas praias e proximidade com as Islas del Rosario, mas também pelas cores, espírito e energia únicos que dominam as suas ruas. É a dose de emoção que você precisa para férias inesquecíveis, combinando descanso em suas praias com a festa que toma conta das noites nesta cidade extraordinária.

Você sabia que a história da cidade murada inclui piratas? Pois é! Cartagena foi alvo de muitos saqueadores, especialmente ingleses e franceses, conhecidos como piratas do Caribe. Esses grupos queriam tomar a cidade para assumir o controle da costa caribenha e por isso os espanhóis acabaram construindo o castelo de San Felipe de Barajas e a muralha como mecanismo de proteção. Um fato interessante sobre o castelo é que ele foi construído em parte com pedras calcárias e corais, ou seja, ao percorrer o monumento, você poderá se deparar com corais que compõem sua estrutura.

Ao caminhar pelo castelo (na verdade, a fortaleza), você também pode descobrir passagens secretas e cantos estratégicos onde os espanhóis podiam se comunicar usando apenas a acústica da construção. Também ficou preservada a entrada que foi atacada pelo pirata inglês Francis Drake, que chegou ao litoral de Cartagena com uma frota de uns 23 navios de guerra. Essa foi a ação militar mais importante realizada no século 16 contra os portos da América. Incrível, não é mesmo?

A fortaleza tem mais de 600 metros de túneis (alguns até afirmam que um deles se conecta ao Cerro de La Popa, que fica a uns três quilômetros de distância!). É parada obrigatória para conhecer a história de Cartagena e suas lendas mais tradicionais, antes de iniciar o percurso de 11 quilômetros pela cidade murada, que já foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Caribe

Além disso, você pode tirar uma foto com “las palenqueras”, mulheres que mantêm o legado da tradição afro-colombiana. Sempre sorridentes e amáveis, elas andam vestidas com cores vivas pelas ruas da cidade, oferecendo frutas exóticas e doces da Colômbia. Continue andando e você irá encontrar grupos de vallenato, gênero musical tipicamente colombiano, tocando ao vivo, doces artesanais em frente à famosa entrada da Torre do Relógio, sucos refrescantes e pratos de frutas frescas, além de, claro, deslumbrar-se com os artigos de artesanato que são vendidos em todos os cantos.

Ao visitar Cartagena, recomendamos que use sapatos confortáveis, leve uma garrafa de água e um “vueltiao” (chapéu típico colombiano) ou chapéu panamenho para se proteger do sol, e fique pronto para se perder em suas charmosas ruas, onde cada canto reserva uma nova surpresa. Com relação à arquitetura, prepare-se para se deparar com uma combinação de edifícios republicanos (facilmente reconhecidos por suas varandas de cimento) e edifícios coloniais (que fazem contraste com os demais, graças as suas varandas de madeira), assim como fachadas que preservam a essência histórica desta cidade.

Sabores

Não deixe de se deliciar com os sabores típicos de Cartagena, um verdadeiro paraíso para quem gosta de coco. Passe na marisqueira Buena Vida, restaurante onde é possível saborear os pratos mais tradicionais da cidade, como o cartagenero bowl, refeição que leva arroz de coco fresco, chips de banana-verde, pedaços de banana madura com queijo costeño frito (parecido com o queijo coalho) e salada de abacate, tudo coberto com soro de leite costeño e um delicioso camarão salteado, um quitute tropical feito com ingredientes 100% regionais.

Além disso, também vale experimentar o camarão descascado, prato de milho com camarão salteado, abacate, queijo costeño e azeite trufado, que é uma explosão de sabor. Acompanhe o pedido com uma tradicional limonada de coco, um suco de lulo (tipo de laranja), manga ou maracujá.

Café San Alberto

Nem precisamos lembrar que, se você está na Colômbia, é essencial aproveitar para tomar um bom café. Uma excelente opção dentro da cidade murada é a filial do Café San Alberto, o café mais premiado da Colômbia. Lá você vai não só curtir o sabor intenso do famoso café colombiano, mas também poderá ter a experiência de viver um “Baptismo de Café” (batizado de café): trata-se de uma degustação onde são apresentadas três formas de preparo do café, duas delas pela gravidade (com jarra de vidro e cone gotejador) e uma por reação a vapor (sifão a vácuo). Essa experiência é muito especial, porque os três processos são feitos com o mesmo tipo de café, mas você pode sentir nitidamente a mudança de sabor e aroma dependendo do tipo de preparo.

Plaza Santo Domingo

Quando chega a noite, a cidade se ilumina e as luzes, cores e sons da região tropical começam a aparecer. Na Plaza Santo Domingo ou Calle del Quero você pode dançar ao ritmo dos tambores dos grupos costeiros, com um som que te seduz e te convida a se mexer sem medo do que os outros vão pensar. Você também vai poder ouvir músicas afro-caribenhas e, é claro, curtir shows artísticos mais modernos.

Uma outra opção é visitar o famoso centro comercial La Serrezuela, local com mais de cem anos de história que costumava funcionar como praça de touros e que hoje, devido a sua impressionante infraestrutura, é um monumento nacional. O mais impressionante do local é que, apesar de ser um importante shopping da cidade murada, ainda mantém intacta a estrutura da arena, para que você possa admirar cada detalhe da antiga construção da praça de touros.

Sem dúvidas, Cartagena é um destino que você deve conhecer, então conecte-se com este lugar inesquecível através dos 108 voos semanais que a LATAM Colômbia tem para chegar lá, saindo de Bogotá, Cali e Medellín.

Vamos nos encontrar em “La Heroica”? Marque a data da sua viagem!

Artigos relacionados
DESTINOS

Estação de ônibus abandonada de Las Vegas viera espaço para exposição de arte

A última edição da iniciativa “Artista/Cidade” da Bortolami Gallery é exibida em um antigo terminal de ônibus Greyhound ao lado…
DESTINOS

Ingressos estão à venda para a sala de fuga do Universal Orlando

Os ingressos estão à venda para o Universal’s Great Movie Escape , uma experiência de fuga no Universal CityWalk em…
DESTINOS

Buenos Aires: gastronomia, vinhos e passeios incríveis

Se você está procurando uma viagem internacional e econômica, Buenos Aires é uma ótima solução. A capital portenha conta com…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :