A Embratur e seus 14 coexpositores encerraram,, no sábado passado, a participação na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR). No último dia do evento que reuniu os principais agentes do setor na América do Sul, o destaque foi a realização do 5º Fórum do Mercosul – Agenda 2030: Turismo Sustentável. A Agência recebeu ainda um prêmio de reconhecimento pela participação na 17ª edição do evento.
O Fórum organizado pela Associação das Agências de Turismo (ASATUR) contou com a presença da ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel. O turismo sustentável é sempre destacado pela Embratur em suas ações de promoção e o Brasil tem sido reconhecido por isso. Em outubro, dez destinos brasileiros compuseram um ranking dos 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito pela organização holandesa Green Destinations.
Além da participação no Fórum, a agenda da Embratur no último dia de FITPAR teve programações culturais e gastronômicas e atendimentos constantes no estande, ao lado dos 14 coexpositores. A Agência também realizou um workshop de capacitação onde mostrou uma “forma diferente de conhecer o Brasil”, por meio de seus seis biomas naturais.
A exposição teve como foco apresentar o Brasil sob o aspecto ecológico e natural. Também foi dada ênfase às culturas de cada setor e às alternativas de destinos turísticos que são oferecidos nesses locais.
O assessor da presidência da Embratur, Rafael Luisi, ainda foi entrevistado pela Rádio Latina 97.1 FM. Ele enfatizou a importância da presença do Brasil na FITPAR, mostrando que o Brasil está aberto aos turistas vizinhos e destacou a gastronomia e os premiados vinhos brasileiros como atrativos além das praias.
Já no primeiro dia, Luisi falou sobre os destinos brasileiros a outros veículos locais de comunicação como rádio Ñanduti, canal 5 Días, Diário Última Hora, revista Viajeros e para o La Nación e Revista Vos de La Nación.
O Paraguai foi o 4º maior emissor de turistas para o Brasil em 2020 (122.981), com gasto médio de US$ 71,92 (negócios) e US$ 52,88 (lazer) em solo brasileiro. Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 72,1% dos paraguaios que visitam o Brasil é o segmento de sol e praia, 14% para natureza, ecoturismo e aventura, além da cultura com 9,9%.
Até outubro de 2022, os dois países se conectavam por 12 voos semanais, com a rota Assunção-São Paulo. O número já é bem próximo ao cenário antes da pandemia, quando os países contavam com 15 voos semanais.
Feiras internacionais
A próxima feira internacional em que a Embratur fará promoção dos destinos brasileiros será a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha. Ao todo, serão 12 grandes feiras internacionais com a presença da Agência em 2022.
Para o ano que vem, a Embratur abriu edital de chamamento público aos interessados em participar de feiras internacionais no primeiro trimestre de 2023. O calendário conta com: Feria Internacional do Turismo (FITUR), na Espanha (18/01); Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos (18/02); Vitrina Turística (ANATO), na Colômbia (22/02); Feira de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal (01/03); ITB Berlin, na Alemanha (07/03); e Seatrade Cruise Global, nos Estados Unidos (27/03).