ALAGOAS

Representantes do Programa do Artesanato Brasileiro conhecem as belezas do sertão de Alagoas

Com belezas e atrativos que vão além do Sol e Mar, Alagoas segue sendo um point turístico para todos os gostos. Visitando os polos artesanais alagoanos na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar e a Rota do Cangaço, em Piranhas, no último sábado (12) e no domingo (13), os coordenadores estaduais de artesanato brasileiro, incluindo os representantes do Governo Federal do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), desfrutaram dos atrativos do sertão alagoano.

A visita começou com uma recepção, seguida de um almoço organizado pelo secretário de Turismo de Pão de Açúcar, Marcos Monteiro. Logo depois o grupo realizou um tour pelo povoado da Ilha do Ferro, conhecendo vários ateliês de artesãos contemplados pelo Alagoas Feita a Mão (Afam), coordenado pela Gerência de Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur).

De acordo com a secretária da Sedetur, Caroline Balbino, a visita serviu para fomentar o turismo e artesanato local, divulgando os atrativos de Alagoas para o grupo. “O artesanato alagoano tem ganhado cada vez mais espaço em todos os cenários, tanto nacional quanto internacional. O grupo de coordenadores conheceu um pouco das belezas do sertão alagoano e da singularidade do artesanato produzido na região do sertão, que ganha cada vez mais protagonismo. E aqui eu faço um agradecimento especial aos secretários de turismo dos municípios de Pão de Açúcar, Marcos Monteiro e  Piranhas, Eduardo Clemente, que tão bem recepcionaram o grupo”, falou Balbino.

Para o secretário de Turismo da cidade de Pão de Açúcar, Marcos Monteiro, a visita do PAB ao polo artesanal destaca o crescimento da região. “É uma satisfação imensa para nossa comunidade receber tantos coordenadores estaduais de artesanato aqui na Ilha do Ferro. Visitas como essa só tem a agregar para nossa região, uma vez que eles vão conhecer um pouco da nossa rica cultura e do artesanato local”, destaca Monteiro.

PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, o programa tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Texto: William Makaisy

Foto: Theresa Ebrahim

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas alcança maior redução de violência da série histórica

Alagoas atinge o melhor resultado da série histórica na redução de crimes violentos letais intencionais, no acumulado de 2024. De…
ALAGOAS

Setur realiza visita técnica no primeiro empreendimento hoteleiro do município de Jequiá da Praia

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizou, ontem, 04, uma visita técnica ao Hotel Transamérica Dunas de Marapé, o…
ALAGOAS

Paulo Dantas destaca parceria com Governo Federal durante entrega de viaduto em Porto Real do Colégio

O governador Paulo Dantas participou na terça-feira (3) da inauguração de um viaduto em Porto Real do Colégio, e destacou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :