NEGÓCIOS

Turismo se mantém acima do patamar pré-pandemia e acumula alta de 36,9% neste ano

O setor de turismo segue em ritmo de crescimento e acumula uma alta de 36,9% no volume de serviços de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2021. Neste ano, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita, principalmente de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as 12 Unidades da Federação que integram o Índice de Atividades Turísticas registraram taxas positivas no período, com destaque para Minas Gerais (58,7%), Rio Grande do Sul (47,6%), Ceará (47,5%), São Paulo (44,3%) e Santa Catarina (36,9%) que alcançaram índice igual ou superior à média nacional (36,9%).

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca o cenário positivo do setor no país. “Temos visto mês após mês o crescimento do turismo com uma série de resultados positivos alcançados. Resultados estes impulsionados por uma série de ações que temos desenvolvido que vão desde a oferta de crédito para apoiar o setor, qualificação profissional, distribuição de recursos para estruturar atrativos turísticos, promoção de destinos e incentivo a adoção de protocolos sanitários em empreendimentos turísticos para garantir a saúde e o cuidado com nossos turistas”, destacou.

Em relação apenas a setembro, também houve crescimento das atividades turísticas na comparação com o mesmo mês de 2021, com variação positiva de 22,5%. O destaque no mês fica com os estados de São Paulo (34,3%) e Minas Gerais (33,6%). Já na comparação com o mês anterior (agosto), o avanço é de 0,4%.

Estes resultados consolidam a movimentação das atividades turísticas 0,7% acima dos níveis registrados no período pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Pesquisa aponta que 59 milhões de brasileiros vão viajar durante este verão

Mais de um terço (35%) dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. São…
NEGÓCIOS

Brasil bate recorde de viajantes em voos para o exterior

A aviação civil brasileira alcançou um novo marco em novembro, com um recorde de mais de 2,1 milhões de passageiros…
NEGÓCIOS

Negócios no setor das viagens e turismo descem 5,9% até novembro

Os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 5,9% até novembro, avança a GlobalData, que contabilizou um total de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :