Com o objetivo de chegar a 200 municípios brasileiros nos próximos anos, a Azul atende, hoje, a 150 destinos domésticos e dois internacionais, sendo inclusive a única aérea a operar em 80% das rotas nacionais.
Fundada em 2008, a empresa já é a maior companhia aérea do Brasil em destinos atendidos e decolagens diárias, com um modelo de negócios sólido com malha e frota únicas.
De acordo com a empresa, essa amplitude de malha, que oferece aos seus clientes uma conectividade incomparável, é resultado do investimento em uma frota diversificada, com aeronaves de tamanhos distintos para atender as mais diversas rotas.
Segundo a Azul, a frota é composta por 162 aeronaves, sendo 17 Cessna Grand Caravan, de nove assentos; 33 ATR com 70 assentos; 56 Embraer, com capacidade para até 136 assentos; e 56 Airbus, que transportam de 174 a 214 passageiros. Atualmente, a empresa é a companhia aérea que tem a frota mais jovem do Brasil, com 62 aeronaves de nova geração, representando 66% de oferta de assentos.
Além disso, a Azul recentemente divulgou parceria com a empresa alemã Lilium para a produção de 220 aeronaves e VTOL, com entregas a partir de 2025.
A operação de aeronaves mais eficientes traz inovação e beneficia não só a Azul, mas toda a sociedade. Elas queimam menos combustível, têm emissões reduzidas de Gases de Efeito Estufa (GEE), são menos ruidosas, proporcionando custos menores de operação.