A região dos Cânions do São Francisco recebe amanhã no aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia, o primeiro voo de retorno às atividades das rotas regulares, através da GOL/VOEPASS saindo de Salvador às 9:15 horas e chegando às 10:30 horas.
A aeronave utilizada é o AT 72, turbo hélice fabricado pela Embraer com capacidade para 70 passageiros e que já era utilizado antes dos voos serem suspensos devido a pandemia. Serão três frequências por semana, sendo as terças, quintas-feiras e sábado. Sempre no mesmo horário de chegada e a partida de Paulo Afonso, será às 11:05 horas com chegada em Salvador às 12:30 horas.
A companhia aérea Azul também já anunciou o retorno dos voos regulares para Paulo Afonso, partindo de Recife, um maior hub do Nordeste principalmente para voos internacionais, o que possibilitará a venda dos Cânions do São Francisco para o mercado europeu.
A volta dos voos regulares para Paulo Afonso é fruto de um esforço conjunto dos governos da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, estados que formam a região dos Cânions do São Francisco e Xingó. Um esforço que teve como marco a reunião realizada em setembro de 2021, no auditório do Hotel Bristol Aline, em Delmiro Gouveia.
Hoje a volta dos voos regulares é comemorada por todos que trabalharam com este objetivo. Para o secretário municipal de turismo de Piranhas, Eduardo Clemente, presidente da Instância de Governança, o momento é de comemorar e também de unir e se estruturar para receber este aumento do fluxo de turistas. Para a prefeita Ziane Costa, a volta dos voos é importante para consolidar o destino como produto dos operadores de viagens.
Para secretária estadual de desenvolvimento econômico e turismo (SEDETUR), Caroline Balbino a volta dos ovos regulares região dos Cânions do São Francisco constitui a possibilidade no avanço de diversos projetos de turismo, como a possibilidade de vender o destinos internacionalmente, além de ser um novo produto para as operadores que ainda estavam aguardando a volta da oferta da malha aérea.
FOTOS: MOZART LUNA