DESTINOS

Búzios (RJ) terá regularização dos prestadores de serviços turísticos fomentada

Um acordo de cooperação com foco na promoção de ações, que descentralizem a fiscalização e cadastramento dos prestadores de serviços turísticos, foi assinado entre o Ministério do Turismo (MTur) e da Secretaria Municipal de Turismo de Búzios. No âmbito do Ministério do Turismo, o responsável pelo acordo é o Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo (DEQUA). A parceria, que já está vigente, tem a duração de 60 meses.

De acordo com a LEI Nº 11.771, o ministério pode descentralizar as funções de cadastramento e fiscalização para os municípios e estados. Após as fiscalizações feitas nesses últimos anos, a equipe de agentes fiscais notou a necessidade de instruir sobre as funções de fiscalização para os municípios. Desta forma, as demandas podem ser resolvidas de forma mais rápida e mais eficaz.

A capacitação será realizada em duas etapas e consiste na preparação de servidores públicos para trabalharem como agentes fiscais. Primeiramente haverá o treinamento teórico, com os princípios da fiscalização e posteriormente serão promovidos treinamentos presenciais, com a realização de visitas técnicas em alguns estabelecimentos e acompanhamento do procedimento de abordagem dos fiscais.

Já está em tramitação no Ministério, com apoio do DEQUA, um novo acordo de cooperação como o município de Guarujá/SP que também prevê a descentralização da função de fiscalização nos mesmos moldes do acordo celebrado com Búzios.

Artigos relacionados
DESTINOS

Obras da Águas do Sertão em Penedo (AL): veja o cronograma e os impactos no trânsito

A empresa Águas do Sertão inicia, na próxima segunda-feira, 24 de março de 2025, a obra de implantação da nova…
DESTINOSEVENTOS

O Boi Voador leva tradição e encanto ao céu do Recife (PE)

O Recife se prepara para mais uma edição de um de seus espetáculos mais emblemáticos: “O Boi Voador”. A tradicional…
DESTINOS

As águas terapêuticas de São Paulo como atração turística

As águas medicinais de São Paulo são mais do que fontes de bem-estar; elas representam um patrimônio natural que contribui…