DESTINOS

Copa: fique por dentro das as cidades do Catar

Além de Doha, outras quatro cidades do Catar sediarão jogos da Copa do Mundo 2022: Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail. A partir da capital, há muito o que conhecer no país. Então que tal aproveitar para uma viagem incrível pelo Oriente Médio? Confira o que fazer em cada uma das cidades da Copa 2022:

Doha 

Skyline de Doha, a capital do Catar

A capital é vibrante e respira arte e história – tanto que alguns de seus principais atrativos são os museus. O de Arte Islâmica é um dos mais bonitos do Oriente Médio, com obras de mais de 14 séculos atrás. Mais recente, o Museu Nacional do Catar foi inaugurado em 2019, e é inteiramente dedicado à história do país. Mostra toda a sua trajetória de uma forma envolvente, misturando tradição e tecnologia. 

Para quem gosta de compras, o Souq Waqif é a escolha certa. Esse famoso mercado proporciona a autêntica experiência da cultura, da arquitetura e do comércio local. É possível encontrar restaurantes, galerias e lojas de artigos diversos, como acessórios necessários para praticar a falcoaria, a arte de treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça.

Cidade dos Estádios: Stadium 974, Khalifa International Stadium, Al Thumama Stadium

Al Khor

A 50 km ao norte Doha, a costeira Al Khor já foi uma vila de pescadores. Apesar de hoje ser super moderna, a cidade preserva construções e monumentos do passado, como as Três Torres de Al Khor, de onde os guardas vigiavam as águas contra piratas invasores. A atração fica a apenas 10 minutos, de carro, do estádio. 

A ilha roxa, um dos atrativos de Al Khor

Um dos pontos mais famosos por lá é a rústica Purple Island (ilha roxa, em português), para curtir o dia na praia, passear de caiaque ou apenas caminhar na areia. É permitido acampar, e de novembro a fevereiro, o clima fresco torna a experiência ainda mais agradável. 

Cidade do estádio: Al Bayit

Al Rayyan

Vizinha da capital, Al Rayyan tem edifícios modernos e instalações artísticas onde menos se espera. Uma das mais conhecidas é a chamada “Miraculous Journey”, do lado de fora do Sidra Medical and Research Center com 14 esculturas gigantes de bronze que ilustram o desenvolvimento de um feto. 

Outros dois pontos turístico a conhecer em Al Rayyan são o jardim botânico (The Qur’anic Botanic Garden) e seu Botanic Museum; o Mathaf, museu de arte árabe moderna; e a Biblioteca Nacional, que abrigará uma exposição temática sobre a história do futebol no país. 

Cidade do estádio: Education City 

Detalhe do estádio de Education Citu

Al Wakrah

A praia de Al Wakrah é um dos pontos altos desta cidade. Tem gazebos e guarda-sóis à disposição, parquinho, quadras de vôlei e futebol, churrasqueiras e banheiros. De água rasinha, é ideal para crianças. 

Praia em Al Wakrah, programa para toda a família

Fora a faixa de areia, o calçadão é repleto de restaurantes e cafés (já parte do mercado – souq – local), com gastronomia de todos os cantos. 

Cidade do estádio: Al Janoub

Lusail 

Lusail: arquitetura arrojada e construções novinhas

A cidade é nova, construída basicamente para o torneio. No entanto, já tem atrações aos montes para os visitantes, como a Zig Zag Tower, edifício de 143 m de altura que instiga pelo desenho inusitado; e o Crescent Park, inspirado no deserto e suas dunas de areia, com playgrounds temáticos, espelhos d’água, campo de futebol, quadras de basquete, vôlei e tênis, ciclovias e restaurantes.

Caminhe sem pressa pela marina, a Lusail Promenade, com charmosos cafés e vista para a água. Em dezembro, o festival das luzes “Light Me Lusail” deixa a atmosfera ainda mais lúdica. 

Cidade do estádio: Lusail Stadium

Texto e fotos: CVC

Artigos relacionados
DESTINOS

SP dá início à revitalização do Centro Histórico de Santos

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP) inaugurou dois trechos da revitalização da rua Tuyuti, na…
DESTINOS

Maceió e Porto de Galinhas, destinos preferidos para férias no Nordeste, segundo Operadoras de Viagens - BRAZTOA

O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de julho. E dos destinos…
DESTINOS

Baixo Tapajós, no Pará, contará com Grupo de Trabalho para desenvolvimento turístico da região

O Ministério do Turismo coordenará um Grupo de Trabalho Interinstitucional para orientar o desenvolvimento turístico sustentável do Baixo Tapajós, no…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :