MEIO AMBIENTE

Mutirão de limpeza na praia do Leme leva educação ambiental e conscientização para a população

O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, realizará no próximo dia 26, sábado, a partir das 9h, um mutirão de limpeza na praia do Leme (RJ). A ação conta com voluntários e é aberta a pessoas interessadas a participarem do movimento e ocorrerá no Quiosque Espaço A, no Leme, local já conhecido por suas ações em prol da educação e sustentabilidade.

O Recicla Orla, em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, nasceu para transformar uma triste realidade da coleta seletiva no Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e garantir a reciclagem. Assim, todas as pessoas que passarem pela orla do Rio, hoje, têm uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e colocado de volta no seu ciclo de produção.

“Trata-se de uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Segundo Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, explica Mariana.

O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdos, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em caixas organizadoras que foram entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2019, a mesma ação possibilitou que os copos virassem lixeiras.

“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Mariana.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Lançado edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves

O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), lançou…
EVENTOSMEIO AMBIENTE

WTM: Embratur apoia criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre

A Embratur apoia a criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). O lançamento oficial…
MEIO AMBIENTE

Governo Federal atualiza plano para redução da emissão de CO₂

A descarbonização do setor aéreo está entre as prioridades do Governo Federal. O Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto…