EVENTOS

No Chile, Brasil participa da 2ª edição do Fórum do Corredor Bioceânico

Uma comitiva brasileira participa da 2ª edição do Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que acontece em Antofagasta, no Chile. O evento que reúne autoridades, técnicos e empresários do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile deverá discutir, até a próxima sexta-feira, 25, temas que incluem o Turismo, infraestrutura, transporte e logística e procedimentos aduaneiros integrados que serão impactados pelo projeto.

O coordenador de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade da SNAIC do Ministério do Turismo, Matheus Ribeiro Linhares, trará ao debate as políticas públicas que facilitem o turismo de caravanas, trazendo melhorias para o trânsito, infraestrutura e acessibilidade para o turista. Tudo isso, objetivando ampliar as rotas de viagem dos turistas brasileiros para os países do corredor e trazê-los para o Brasil, fornecendo um ambiente com facilidade, confiança e cooperação.

“A intenção do Ministério do Turismo é instituir uma proposta de criação de pontos de apoio aos viajantes visando a estruturação conforme o estudo do caravanismo, com diretrizes comuns entre os países. Além disso, ampliar as discussões sobre os desembaraços aduaneiros, normas sanitárias, desenvolvimento das cidades, dos povos e do turismo, cultivando as riquezas culturais e paisagísticas”, destacou Linhares.

Ao integrar os países sul-americanos e facilitar o intercâmbio comercial, o Corredor Bioceânico também deve impactar o turismo na região. O projeto que interligará estas nações dará a oportunidade ao turista de conhecer um grande atrativo turístico que passará por paisagens exuberantes, como o Pantanal brasileiro, as Cordilheiras dos Andes e o deserto do Atacama.

No Brasil, a expectativa é de que a rota encurtará em cerca de 3 mil km a vinda de turistas argentinos, chilenos e paraguaios, com um corredor bem estruturado com 100% do percurso no país com wi-fi gratuito. O projeto prevê uma redução do risco logístico de 30% mais barato.

Primeira

Em maio deste ano, aconteceu a 1ª edição do Fórum do Corredor Bioceânico em Campo Grande (MS), na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral (Assomasul).

O objetivo dessa reunião foi debater o conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto, como acordos, convênios, logísticas, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comercio, energia e mineração.

Relatório

Recentemente, o Ministério divulgou um estudo relacionado ao caravanismo referente aos esforços do Grupo de Trabalho criado no âmbito do Fórum MOBTUR, conduzido pela Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC). A região Sul demonstrou ser maior número de cidades fabricantes de veículos recreativos do país, totalizando 33 municípios. O estudo mostrou ainda que durante o período de seis meses, o número de acampamentos turísticos registrados no Cadastur cresceu 36%, saindo de 465, em dezembro de 2021, para 632, no final de junho deste ano. Acesse o relatório AQUI.

Artigos relacionados
EVENTOS

Workshop Masterop Travel (WMT) começa em Maceió

O Workshop Masterop Travel (WMT) – um dos maiores eventos do trade turístico no Brasil que reúne agentes de viagens,…
EVENTOSLEVANTANDO ÂNCORAS

MSC Cruzeiros dá início ao Conexão MSC 2025, série de roadshows que percorrerá mais de 50 cidades do Brasil

A MSC Cruzeiros deu início, este mês, ao Conexão MSC 2025, uma série de roadshows para agentes de viagens que…
AEROPORTOSEVENTOS

MPor realiza evento para debater risco de fauna na aviação

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolve, pela primeira…