ALAGOAS

Turismo de Negócios e Eventos deve movimentar R$ 140 milhões em AL até o fim do ano

Consolidado como um dos segmentos turísticos mais importantes para o estado, o Turismo de Negócios e Eventos deve gerar um impacto econômico de mais de R$ 140 milhões em Alagoas este ano. Com a promoção de 68 eventos, a expectativa é de que 100 mil visitantes passem por Alagoas, segundo estudo realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

O segmento de esporte vem se destacando entre os eventos e Alagoas tem sido bastante procurado para receber estes encontros. Neste ano, o estado sediou importantes reuniões esportivas, como a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Profissional de Surf; a Macena Open de Beach Tennis – 2022; a 70.3 edição do IronMan, entre outros.

Ainda em novembro a capital alagoana vai sediar o Congresso Internacional de Eletrofisiologia para Audiologia (CINEA), com estimativa de 300 visitantes, o encontro acontece no Ritz Lagoa da Anta. Já a cidade de Maragogi recebe o Festival de Velas Maragogi – 3ª Etapa do Ranking Foil/IQFoil e Slalom.

Em dezembro Maceió vai receber o 1º Meeting Nordestino de Medicina Nutrição e Educação Física da Saúde à Performance – o  evento será realizado no hotel Ritz Lagoa da Anta, com estimativa de 300 pessoas. O último encontro do ano fica por conta da IX Semana Internacional de Pedagogia (SIP), que também deve receber cerca de 300 visitantes.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, 2022 foi um dos melhores anos para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos em Alagoas.

“O turismo de eventos é importante porque ele consegue captar um tipo de público que normalmente gasta mais que o turista de lazer. É o caso do turista que está realizando uma viagem de negócios e acaba inserindo outros roteiros durante sua viagem. Existe um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que o turista de negócios gasta, em média, quatro vezes mais, portanto, a movimentação de eventos esse ano vai fomentar ainda mais o turismo e a economia do nosso Estado”, pontua.

Para a superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Danielle Novis, a capital alagoana segue sendo um dos lugares mais requisitados quando o assunto é turismo de eventos.

“Maceió é um lugar onde há a facilidade de o Centro de Convenções estar perto da rede hoteleira, rede essa que possui sempre uma grande oferta de leitos, além dos pontos turísticos serem próximos, a funcionalidade da cidade atrai o nosso público”, disse.

Novis ressalta ainda a importância da inserção destes eventos nos demais municípios alagoanos, como a cidade de Penedo, que vem começando a aparecer mais nesse cenário. O município de Barra de Santo Antônio também vem crescendo no segmento, contando agora com o Resort Vila Galé, o maior empreendimento turístico do Litoral Norte, que possui espaço especial para eventos.

Modernidade e Segurança

Alagoas possui um Centro de Convenções que aposta na modernidade e está sendo ampliado para atender eventos de grande porte. Atualmente, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso tem capacidade para acomodar até 3.535 visitantes.

O local atende às mais diversas necessidades de feiras, congressos, exposições e apresentações artísticas e culturais, devido a sua característica mais marcante, que é a modularidade e a capacidade de adaptação, a depender do evento e do público.

Atualmente, o Centro conta com cinco salas temáticas, sendo duas de 75 lugares e três de 90 lugares, com cadeiras de prancheta para melhorar o conforto, totalizando 420 lugares; um auditório de 464 lugares; quatro salas, sendo duas de 200 lugares e duas de 500 lugares, totalizando 1.400 espaços disponíveis, e um teatro com 1.251 lugares. Ao todo, o espaço comporta 3.535 pessoas sentadas. Todos os ambientes possuem acesso para deficientes físicos.

Texto: William Makaisy
Foto: Ascom/Sedetur

Artigos relacionados
ALAGOASDestaques

Destinos turísticos de Alagoas são destaques no metrô de São Paulo

Exposição fotográfica dos destinos turísticos é vista por 1,2 milhões de pessoas por mês e ficará até fevereiro de 2023…
ALAGOASDestaques

Maceió recebe o primeiro voo direto de Buenos Aires neste domingo na retomada da conexão Argentina

O voo direto da companhia aérea Gol ligando a capital alagoana a Buenos Aires volta a operar em Alagoas a…
ALAGOAS

Costa Favolosa desembarca em Maceió com 1,7 mil passageiros a bordo

A temporada de cruzeiros 22/23 em Alagoas promete ser movimentada. Dando início à temporada, o navio Costa Favolosa desembarcou em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :