Destaques

Festas natalinas movimentam o turismo e a economia no Sul do país

As luzes pisca-pisca, os soldadinhos quebra-nozes e os pinheiros enfeitados anunciam a chegada do Natal na Serra Gaúcha. Impossível não ser enfeitiçado pelo clima natalino andando pelas ruas de Gramado e Canela, no Rio Grande no Sul. Toda esta magia, que encanta turistas do Brasil e do mundo há mais de 30 anos nas duas cidades, está retratada no último episódio da websérie “Retomada dos Grandes Eventos” do Ministério do Turismo.

Este ano, o evento, que começou no final de outubro, está sendo ainda mais especial. Após dois anos de pandemia, finalmente, é possível aproveitar os festejos natalinos com sorrisos à mostra aliados ao brilho no olhar de sempre.

“Até me emociono um pouco porque é um momento especial, principalmente agora que estamos vivendo o retorno a uma certa normalidade. Para nós, este ano de 2022 é um momento de energia completa, em que todos os locais de eventos estarão plenos e podem receber todo o público desejado”, afirma a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

O público está lotando os espetáculos do Natal Luz de Gramado. Segundo Volk, o evento emprega diretamente em torno de mil artistas e cerca de 2.500 trabalhadores de diversos setores, como brigadistas, figurinistas e costureiras. “Esta é uma época em que a cidade, que já vive o pleno emprego, ainda traz mão de obra de fora para poder trabalhar no Natal”, conclui.

Além da emoção estampada no rosto dos turistas e dos artistas que fazem a magia acontecer, a retomada deste grande evento também traz alívio aos empresários do setor de turismo e comerciantes da região.

“O Natal em Gramado e Canela é vital para a nossa economia. A gente tem em torno de 30% a mais de contratações extras para este período e acredito que é mais ou menos esse percentual considerando hotelaria, parques e restaurantes. A expectativa é muito grande para esta retomada incrível”, afirma Adriane Brocker, CEO da empresa de turismo gaúcha que leva o nome da família.

Cíntia Gerhard, dona de uma loja de vinhos, queijos e outros produtos coloniais em Gramado, afirma que não há nada como o Natal Luz para o comércio local e que o período é um dos mais aguardados do ano, pelo grande fluxo de turistas e aumento das vendas. Mas ela revela que vender mais não é o único propósito do seu negócio. 

“O mínimo é receber os turistas com todo amor e carinho. É gratificante, daqui dois, três anos o turista volta e ainda lembra de você, retorna na tua loja. Então, tem aquele vínculo, não só de comércio e cliente, é uma amizade, e eu tenho várias pelo Brasil inteiro. É maravilhoso”, conta.

Canela

Quem visita as cidades de Gramado e Canela nesta época do ano vivencia toda a magia do Natal em dobro! Em Canela, o “Sonho de Natal” oferece 200 atividades aos turistas de outubro a janeiro de 2023. Entre elas, o show de luzes na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, que reúne milhares de pessoas para uma apresentação tecnológica e inovadora que projeta imagens e cores na fachada da Catedral de Pedra, como é conhecida.

Todas as noites, depois do show de luzes, olhares atentos fitam o topo da Catedral e aguardam a chegada do “Papai Noel radical”. A celebridade natalina desce de rapel de uma altura de 60 metros acompanhado de duendes igualmente aventureiros. O público vibra e as crianças mal podem acreditar que o “bom velhinho” realmente está ali.

O que nem todo mundo vê e que se esconde nos bastidores é a dedicação e emoção com que os artistas realizam o evento. Este é o segredo que torna o Sonho de Natal ainda mais especial, segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo de Canela, Carla Dias.

“O Sonho de Natal para nós canelenses tem um grande valor sentimental porque ele tem o carinho da comunidade, ele é abraçado pela comunidade. Os espetáculos são feitos por artistas locais e emprega em torno de mil artistas”, afirma Carla Dias.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…
Destaques

Confira dicas essenciais para uma viagem em família inesquecível nas férias escolares

O mês de dezembro marca o fim do período letivo no Brasil e a chegada das férias escolares, momento ideal…