
Arapiraca e Piranhas são os municípios alagoanos escolhidos para sediar o III Festival Carranca Musical, que teve início dia 23 e segue até o próximo sábado, 26. Com objetivo de incentivar a economia criativa e valorizar os artistas locais e o mercado musical, o evento conta com uma programação 100% gratuita, que inclui workshops, apresentações musicais, showcases, mostra de videoclipes e filmes musicais, feirinha de artesanato e mesas redondas.
Em Arapiraca, o projeto acontece no FDS Coworking e Vila Vinil. Já em Piranhas, a programação acontecerá no Auditório e Clube Social Miguel Arcanjo, quadra principal da Orla Piranhense e Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas. Dentro das atividades, a lapinha do sertão também recebe a terceira edição do Festival do Rock de Alagoas.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o evento integra a política de valorização, reconhecimento e divulgação dos artistas alagoanos. “Será uma oportunidade de trocas de experiências entre produtores, artistas do interior e a população”, disse a titular da pasta.
“Através de inspirações, referências, debates, trocas de experiências e conhecimentos, as nossas formações têm participações de outros estados e trazem para o interior de Alagoas o olhar visionário para profissionalização do músico e sua carreira artística”, afirma o produtor do Festival, Igor Machado.
Entre os destaques desta terceira edição está a realização de showcases, algo inédito no estado, funcionando como uma rodada de negócios para os músicos, sendo mais uma oportunidade de dar vez e voz aos artistas e premiar as melhores ideias e projetos autorais durante sua participação no festival.
O Carranca Musical é uma realização da Arteiros S/A, com patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria de Estado De Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Prefeitura de Piranhas, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do Sebrae Alagoas, e apoio da Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca (AMEAR), da Prefeitura de Arapiraca, do Karrancas bar e restaurante, da Cabocla Produções e do Festival Carambola.
Confira a programação completa:
Dia 23 (qua) – Arapiraca – FDS Coworking
18h – Abertura
18:30h – Rodada de showcases de bandas e artistas de Alagoas
21:30h – Entrega de premiações dos showcases
21:45h – Apresentação musical com Dona Flô e Banda
Dia 24 (qui) – Arapiraca – Vila Vinil
19:00h – Workshop Música Independente e Organizada com Thiago Neves (PE), Milla Passan (AL) e Rogerman (PE)
21:30h – Pocketshow com Rogerman
22h – Apresentação musical com banda Quiçaça
Dia 25 (sex) – Centro Histórico de Piranhas
Auditório Miguel Arcanjo
15:00h às 18h – Mostra Carranca de Videoclipes e Filmes Musicais
Clube Social Miguel Arcanjo
15h às 22h – Feirinha da Beira Rio
19h às 20:30h – Espaço Alagoas Plural: Mesa redonda “As Alagoas Afro-ameríndias”, com Linete Matias e José Adelson
Quadra Principal da Orla Piranhense
21h – Atrações musicais do III Festival do Rock de Alagoas (Secult)
Dia 26 (sáb) – Centro Histórico de Piranhas
Conservatório de Música Cacilda D. Freitas
9h às 11h – Workshop com Igor Gnomo (BA)
Auditório Miguel Arcanjo
15:00h às 18h – Mostra Carranca de Videoclipes e Filmes Musicais
Clube Social Miguel Arcanjo
15h às 22h – Feirinha da Beira Rio
19h às 20:30h – Espaço Alagoas Plural: Mesa redonda “As Alagoas de Graciliano Ramos e Cacá Diegues”, com Edson Bezerra e Cosme Rogério
Quadra Principal da Orla Piranhense
21h – Atrações musicais do III Festival do Rock de Alagoas (Secult)