O programa Criança Feliz que tem a finalidade de apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Consiste em ações, visitas domiciliares e a articulação com a rede. Os visitadores realizam orientações sobre práticas que fortalecem o desenvolvimento da criança, os vínculos familiares bem como sobre o acesso a serviços para a garantia de direitos.
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social esteve no Povoado Santa Luzia e levou mais ações do programa Criança Feliz. As visitas domiciliarem são feitas às famílias participantes do Cadastro Único, que recebem o acompanhamento e orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.
Os objetivos são: promover o desenvolvimento infantil integral; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.
Desta feita foram levadas ações às com mães do Programa Criança Feliz no Povoado de Santa Luzia, onde foram realizadas palestras com orientação sobre os cuidados com a saúde da criança na primeira infância, sob a coordenação da enfermeira Valéria.
Texto e fotos: Secretaria Municipal de Comunicação