DESTINOS

Uruguai zera imposto para hospedagem e gastronomia

A temporada de verão no Uruguai chega com taxa zero de impostos em serviços como hospedagem e gastronomia, por exemplo, além de locação de veículos, entre outros. Segundo o ministro do Turismo uruguaio, Tabaré Viera, foram investidos 70 milhões de pesos com a finalidade de melhorar mercados como o brasileiro. “Temos aqui ao lado e onde estão milhões de irmãos que, quando vêm ao Uruguai, ficam encantados, gostam muito. Realmente creio que podemos melhorar muito esse percentual de 15% e pretendemos fazê-lo a partir deste verão”, afirmou.

Com o fechamento de suas fronteiras por um período prolongado durante a pandemia, encerrado em novembro de 2021, o turismo sofreu uma queda drástica no Uruguai desde 2020. Esta situação resultou, por exemplo, na redução no número de voos para o país. Atualmente, a malha aérea representa em torno de 75% da existente até 2019. A quantidade de turistas registrada no último trimestre, contudo, voltou aos patamares do mesmo período de três anos atrás.

Para os próximos dias, o governo uruguaio promete anunciar mais facilidades para os turistas que chegam ao país por via terrestre. Sem especificar qual será a novidade, Viera afirmou que estão sendo experimentadas formas de automatização para a entrada no Uruguai. Atualmente, os estrangeiros precisam parar em aduanas e preencher formulários impressos de ingresso no país, que devem ser devolvidos no momento de retorno. Em caso de extravio do documento, o turista está sujeito a multa.

Artigos relacionados
DESTINOS

Bahia fecha alta temporada com movimentação turística histórica

Na alta temporada 2024/2025, a Bahia registrou o número recorde de 9,4 milhões de turistas, que injetaram R$ 23,7 bilhões…
DESTINOS

Governo intensifica ações de promoção do destino Sergipe

Promover o destino Sergipe nos principais mercados emissores de turistas do Brasil é uma das mais importantes estratégias do Governo…
DESTINOS

"Pesquisa" da Booking.com aponta cinco melhores destinos brasileiros para viajar em 2025

Ranking é questionado por empresários e jornalista especializados no setor turísticos, além de ir na contra mãos de outras plataformas….