O crime ambiental que vem sendo cometido ao longo dos anos nas lindas praias de Maceió, envergonha os homens de bem de Alagoas. Uma situação que exige rigor e punho firme das autoridades estaduais e federais sérias. É dar um basta a vergonha que vem ocorrendo que vem à tona toda vez que cai uma chuva repentina, como aconteceu na última segunda-feira, quando uma imensa mancha escura de dejetos de esgotos tomou conta de toda Praia de Cruz das Almas, Jatiúca e Parte da Ponta Verde. Precisamente no dia do aniversário, que presente vergonhoso a “cidade sorriso”. Quem de fato seriam os responsáveis por este crime ambiental? De imediato a empresa BRK nos respondeu através da sua assessoria de imprensa: os próprios maceioenses que têm seus imóveis nos bairros nobres de da orla marítima, jogando dejetos nas galerias de águas pluviais. Segundo a BRK, “as línguas sujas estão relacionadas ao sistema de drenagem de águas pluviais, cuja operação é de responsabilidade dos municípios. O que acontece historicamente em Maceió é a existência de ligações irregulares de esgoto dos imóveis da região nesse sistema. Outro ponto é que a competência da BRK é identificar essas ligações indevidas, o que está sendo feito pelo Programa Saneamento a Limpo. Como a BRK não tem poder de polícia, esse levantamento é repassado para os órgãos fiscalizadores para que a concessionária possa corrigir. Esse trabalho já está em andamento em toda a região marítima da capital – somente nos primeiros seis meses do programa lançado pela concessionária, já foram identificados e notificados pela empresa mais de 3 mil imóveis com irregularidades”, diz a nota da empresa.
Falta autoridade
E por que ninguém faz nada para por fim ao crime ambiental? Segundo ainda a BRK, “o saneamento é um compromisso de todos. Por isso, não basta a BRK identificar as ligações irregulares e os órgãos fiscalizadores aplicarem as sanções, é necessário da população também contribua com a correta destinação dos efluentes”, diz a nota
Hotéis e restaurantes
Segundo a BRK, após seis meses, o Programa Saneamento a Limpo já visitou mais de seis mil imóveis localizados em bairros litorâneos; confira o ranking das categorias com maior número de irregularidades. Mais de 1500 imóveis localizados na parte baixa de Maceió, entre residências, restaurantes, hotéis, casas de show, instituições de ensino, hospitais e até prédios públicos, já foram identificados pela BRK com irregularidades nas ligações de esgoto.
Pão de Açúcar/Ilha do Ferro
O ator Antônio Fagundes visitou Pão de Açúcar, na última semana, e aproveitou para conhecer a Ilha do Ferro e o artesanato produzido pela comunidade. O turismo local está cada vez mais forte, a diversidade e particularidades da nossa cultura encanta os turistas.
Pão de Açúcar/transparência
O município de Pão de Açúcar conquistou o prêmio de destaque em primeiro lugar e transparência da gestão. A administração do Prefeito Jorge Dantas além de estar dedicada a reconstruir o município, implantou a moralidade no serviço público.
Fruto de muito trabalho, seriedade e respeito com você, cidadão e cidadã pão-de-açucarense.
Maragogi
Para celebrar o tempo do Natal, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou o “Natal Mar, Amar Maragogi”. Ocorreu no último sábado o desfile na Orla Marítima com o Papai Noel, a Banda Cabanos, personagens encantados, pernas de pau e muito mais.
Olho d’agua do Casado
A produção do Filme “Deus Ainda é Brasileiro” no comando do grande Cacá Diegues e sua equipe de aproximadamente 100 pessoas, está ocorrendo na cidade de Olho d’água do Casado. As gravações tiveram participação do nosso Casadense Evandro Monteiro e dos atores Antônio Fagundes e Otávio Müller.
Penedo
A programação da centenária Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo tem programação para todos os gostos. Contudo, a tradição religiosa tem prioridade já que a festa surgiu do louvor a Bom Jesus e esta parte não se pode abrir mão. Uma das bandas a se apresentar será Anjos de Resgate.
Coruripe
As equipes de endemias em Coruripe começaram o mutirão no conjunto Joaquim Beltrão e também passaram em Pindorama e Barreiras, onde foi realizado combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.Ao longo de três dias as equipes se dividiram entre zona urbana e rural, visitando os locais com os maiores focos de proliferação do mosquito, onde foram realizadas mais de 1100 inspeções.
Coruripe/natal
Coruripe abre oficialmente a programação natalina no próximo sábado às 19 horas, na Praça da Bíblia, o Acender de Luzes do Natal em nosso município. Será uma noite muito especial, cheia de luz e com uma programação especial. A gestão do prefeito Marcelo Beltrão proporciona à população momentos de paz e amor fraternal entre todos.