Notícias

Querosene de aviação (QAV) no Brasil é 32,3% mais caro que nos EUA

O preço do querosene de aviação (QAV) na bomba no Brasil é 32,3% mais caro do que nos Estados Unidos, revela um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Além disso, os preços do combustível da aviação cobrados pelas refinarias nacionais são 5,1% superiores do que no país norte-americano, o maior mercado doméstico do mundo e referência mundial no setor de aviação.

Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), Environmental Impact Assessment (EIA — entidade da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea), e Bureau of Transportation Statistics (BTS).

Cabe destacar que a alta acumulada no preço do combustível de 1º de janeiro a 1º de dezembro é de 49,6%, segundo dados da Petrobras. E vale enfatizar que só o QAV responde por cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea, além disso, o combustível é precificado como se fosse importado, sendo que mais de 90% desse insumo é produzido no país.

Artigos relacionados
Notícias

Oferta de assentos cresce 12% na alta temporada de verão

As companhias aéreas ABAETÉ, AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais…
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…
Notícias

Cursos técnicos gratuitos abrem portas para carreiras na aviação

Tiveram início na segunda-feira, 11, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :