BLOG DO MOZART LUNA

Rota da Cachaça em Alagoas, vira roteiro turístico. Investidores portugueses desejam exportar produto, mas empresários recuaram. Japaratinga realiza Festival da Tainha. Penedo realiza operação tapa buracos.

A cachaça brasileira é um produto em alta no mercado internacional e poucos sabem que na Europa, por exemplo, uma dose pode chegar a R$ 40,00, como em Paris em bares e restaurantes refinados. Contudo, precisamos trabalhar melhor este produto verde amarelo. Atualmente é vendido para o preparo de caipirinhas, uma das bebidas mais pedidas pelos turistas estrangeiros. Alagoas possui excelentes cachaças, alguns que deixaram de ser fabricadas devido a falta de incentivo institucional e também pela falta de orientação técnicas adequada para se colocar o produto nas prateleiras da Europa. Esta semana uma ação realizada pela Instância do Agreste em uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) e o Sebrae Alagoas, foi realizado um Fantour denominado “A Rota da Cachaça, que foi até as cidades de Campo Alegre, Teotônio Vilela, São Sebastião, Junqueiro e Arapiraca. Segundo a presidente da Instância do Agreste, Clea Carvalho, a criação da Rota da Cachaça vai fomentar o turismo da região, promovendo o local alagoano como destino turístico. De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, a criação de novas rotas turísticas e a promoção de destinos que vão além do Sol & Mar fazem parte das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas. A Rota conta com apoio de cachaçarias alagoanas premiadas, como a Engenho Caraçuípe, a Cachaça Coração da Mata; Cachaça Gogó da Ema, Brejo dos Bois, Taverna Beer e Alegre Empório.

Investidores portugueses

Em 2018, Alagoas recebeu a visita de uma missão portuguesa, formada por prospectores de produtos para exportação. As empresas Next Opinion e MZT em parceria com a Sedetur, viabilizou a visita dos consultores a uma cachaçaria alagoana bastante conhecida. A missão portuguesa propôs exportar o produto como orgânico e para isso teria que conquistar um selo. Uma pena que os empresários não abraçaram o projeto.

Água de coco/exportação

A mesma missão portuguesa pretendia viabilizar a exportação de água de coco para Europa e Canadá. Visitou uma área de plantio em Água Branca e anunciou a instalação de uma fábrica de embalagem tetra pak. O projeto tinha o aeroporto de Paulo Afonso como o trampolim para exportar o produto. Também o empresário alagoano dono da área “deu pra trás”, como diz o jargão. Nestes dois exemplos notamos a falta de coragem do empreendedor alagoano em se lançar em desafios.

Japaratinga

O Festival da Tainha está de volta a Japratinga depois de 30 anos. O evento vai ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no povoado Bitingui. A programação terá muita música e segurança. O Festival da Tainha é um evento tradicional que ocorria em Japaratinga e foi esquecido pelas gestões anteriores e agora resgatado pela gestão do prefeito Deo.

Maragogi/trânsito


O superintendente municipal de Trânsito e Transporte de Maragogi, Rodrigo Lyra, esteve na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) para firmar o primeiro convênio de cooperação mútua entre os órgãos. O intuito do convênio é estreitar os laços e integrar a SMTT ao Sistema Nacional de Trânsito, por meio da interação direta com o Detran/AL. O convênio ainda permitirá melhorias na engenharia de tráfego.

Pilar


A construção do maior Cristo do mundo já começou no Pilar com a assinatura da ordem de serviço para a continuidade dos trabalhos. Com 72 metros, o monumento terá uma vista a Lagoa Mangua. A gestão do prefeito Renato Resende trabalhou para consolidar o turismo religioso e colocar o município no roteiro das operadoras e agências de viagens. Falta apenas trabalhar a internacionalização do destino.

Piranhas

Vai ocorrer a segunda edição do projeto Piranhas 150, que vai oferecer à população piranhense a oportunidade de contribuir e acompanhar o plano de metas  e procedimentos da gestão municipal para o desenvolvimento do município. O  evento está marcado para os dias 14, 15 e 16 de dezembro, no auditório Miguel Arcanjo, no Centro Histórico de Piranhas. Na programação contaremos com seminários para o desenvolvimento estratégico municipal, plano de ação e oficinas.

Piranhas/limpeza

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Piranhas está instalando novas lixeiras pela cidade. Essa ação irá fortalecer um trabalho intenso de limpeza e zeladoria pela cidade e as lixeiras visam a preservação desse cuidado para o bem-estar da população. Todos devem colaborar mantendo a cidade limpa e fiscalizando quem possa danificar as lixeiras. ⠀

Penedo

A Prefeitura de Penedo está realizando a operação tapa-buracos e dessa vez, chegamos nas imediações do Trevo do Bom Jesus dos Navegantes. As obras serão estendidas até a Avenida Divaldo Suruagy. Penedo é uma cidade tombada pelo patrimônio histórico e faz parte do roteiro turístico em Alagoas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

FPI inicia no agreste e sertão com ações educativas e vai até o dia 30 realizando fiscalização. Prefeitos debater problemática do transporte coletivo urbano em encontro em Brasília.

Transporte urbano Muitas são as dificuldades dos Municípios na implementação de ações nas áreas de Transporte e Mobilidade. Para ajudar…
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :