Que tal combinar um tradicional elemento gastronômico do cerrado brasileiro – a galinhada de pequi –, com a consagrada carne portenha? Essa experiência que une Brasil e Argentina em uma mesa de jantar froi proporcionada, sexta-feira passada, em Buenos Aires, dando continuidade ao Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento já passou por Peru e Colômbia e tem como foco “Reformular, potencializar e compartilhar” a gastronomia brasileira, promovendo relações bilaterais entre os sabores de regiões do Brasil e de cidades latinas.
Na sexta-feira, o menu “Fusão Brasil & Argentina” apresentado pelo chef Rafael Bruno. Na ocasião, além de misturar a galinhada de pequi à carne portenha, ele serviu sorvete de doce de leite com praliné de castanha de cajuzinho do cerrado de sobremesa. Para acompanhar, bebidas brasileiras como o shot de cachaça e a caipirinha.
Além de Peru, Colômbia e Argentina, o Encontro Latino-Americano de Gastronomia ocorreu no Uruguai, no sábado. O turismo gastronômico tem motivado cada vez mais viagens em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento movimenta aproximadamente US$ 150 bilhões por ano. No Brasil, o ramo responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).