
O governo britânico estabeleceu um prazo até junho de 2024 para que os aeroportos do Reino Unido instalem equipamentos tecnológicos que permitam eliminar as restrições de líquidos na bagagem de mão, numa decisão que vai facilitar as viagens para os passageiros e aumentar a segurança.
De acordo com a publicação britânica especializada em turismo Travel Weekly, com a introdução desta nova tecnologia nos aeroportos britânicos, os passageiros deixam de ter de retirar os líquidos até 100 ml da sua bagagem de mão quando passam pelo controlo de segurança, já que estes equipamento gerem imagens mais detalhadas dos itens que os passageiros transportam.
Depois do prazo estabelecido, espera-se agora que o governo britânico publique nova legislação para simplificar os procedimentos atualmente em curso nos aeroportos britânicos, o que poderá acontecer ainda esta quinta-feira, 15 de dezembro.
“Até 2024, os principais aeroportos do Reino Unido vão ter a mais recente tecnologia de segurança instalada, reduzindo o tempo de fila, melhorando a experiência do passageiro e, mais importante, detectando possíveis ameaças”, afirma Mark Harper, secretário dos Transportes britânico.
De acordo com o responsável, até lá, os passageiros devem continuar a cumprir os procedimentos que estão atualmente em vigor, uma vez que este processo de simplificação de procedimentos deverá demorar dois anos até estar completamente operacional.
Com esta decisão, além de deixar de ser necessários ter todos os líquidos num saco de plástico para mostrar no controlo de segurança, também o limite máximo de 100 ml deixa de vigor, passando para dois litros.