Os pilotos e tripulantes das companhias aéreas brasileiras suspenderam a greve desde ontem, sábado até hoje meio dia, para que a categoria possa analisar a nova proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que está intermediando a negociação entre as duas partes. O objetivo de dar tempo para a categoria analisar uma nova proposta das companhias aéreas, disse Carlos Eduardo Monteiro, diretor do sindicato dos tripulantes.
A votação online para a avaliação da nova proposta começou na manhã deste sábado e vai até meio-dia do domingo. Enquanto isso, as paralisações diárias de duas horas nos maiores aeroportos do país ficam temporariamente suspensas.
A nova proposta mantém a oferta econômica que prevê aumento real de 1% mais reposição de inflação de 6% pelo INPC, mas inclui duas cláusulas sociais: indenização por invasão de horário de início de folga e possibilidade de se iniciar período de férias inclusive aos sábados, domingos e feriados.
“Recebemos via TST uma proposta das empresas, segundo elas, a última proposta, com cláusulas sociais importantes”, disse Monteiro à Reuters. “Durante o período da votação, os movimentos de greve ficam suspensos e se a proposta for aceita o impasse será pacificado”, adicionou.
Durante a semana, a greve junto com problemas climáticos, causou muitos transtornos nos principais aeroportos do país, com dezenas de voos cancelados.
No aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a movimentação de passageiros está bem mais tranquila neste sábado.
“Tudo certo; sem atraso e sem risco de perder a ceia de Natal”, disse à Reuters a passageira Tais Andrade, que ia embarcar para Campinas (SP). Já Fernando Junior, não teve a mesma sorte: “Meu voo era de manhã e jogaram para a parte da tarde. Estou correndo para chegar para a festa do Natal”, finalizou o líder sindical.
A preocupação das autoridades é com a semana que começa e os aeroportos prometem receber um fluxo grande de passageiros que pretende viajar para vários destinos no Brasil, para passar o réveillon.