As festas de fim de ano devem movimentar mais de 9,76 milhões de passageiros pelos aeroportos do país. A estimativa, realizada pelo Ministério do Turismo, foi divulgada nesta segunda-feira (26.12) e apontou um crescimento de 45,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 6,7 milhões voaram pelos céus brasileiros. O estado de São Paulo deverá receber pelo menos um terço destes passageiros, tendo o aeroporto de Guarulhos o de maior movimentação, com a previsão de 2,1 milhões de pessoas.
Segundo o ministro do Turismo, Carlos Brito, a alta no número reforça a confiança dos brasileiros no retorno das viagens e nas ações para a retomada do setor. “A recuperação do nosso setor já é uma realidade no Brasil, e estes números só compravam o ‘boom’ que estamos vivendo e o que vem por aí na temporada de verão, que promete ser uma das melhores dos últimos anos. Vamos continuar trabalhando para que a cada ano mais pessoas possam desfrutar dos nossos atrativos, ou até mesmo passar estes e outros momentos com a sua família”, destacou.
Os aeroportos da rede Infraero aguardam a passagem de cerca de 2,5 milhões de pessoas. O número é 45% maior do que o movimento do ano passado, que foi de 1,7 milhão. O destaque vai para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, onde estão estimados mais de 1,25 milhão de passageiros e 52% de crescimento; e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), com 766,1 mil pessoas, 71% a mais que em 2021.
Para garantir melhores experiências aos turistas, os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública vêm lançando, desde o ano passado, novas edições da publicação “Consumidor Turista”, com dicas e orientações para aprimorar as relações de consumo no setor. As primeiras edições tiveram como foco o transporte aéreo, englobando a jornada que o turista percorre durante a viagem e também o momento logo após o desembarque no destino escolhido. Já a última edição contou com dicas para os apaixonados pelo turismo de natureza.
Rodoviárias
As rodoviárias do país devem receber milhares de viajantes no período. No Rio de Janeiro, por exemplo, são esperados mais de 560 mil passageiros. Em Belo Horizonte (MG), a previsão ultrapassa os 540 mil. Em Belém (PA), a estimativa é de que 45 mil passageiros passem pelo terminal da capital paraense, alta de 12,5% em relação ao ano passado. Em Curitiba (PR), estão previstos 167 mil embarques e desembarques. Em Cuiabá (MT), são esperados mais de 134 mil viajantes, um crescimento de 30%.



