O Projeto de Lei (PL) 1.293/2021 se for sancionado permitirá que consórcios públicos prestem serviço de classificação de produtos vegetais. Aprovada na Câmara e no Senado, a proposta aguarda sanção presidencial. O PL aprovado permite que os consórcios públicos intermunicipais e/ou interestaduais possam prestar o serviço de classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. Além disso, autoriza o credenciamento de consórcios públicos intermunicipais junto ao Ministério da Agricultura visando a prestação do serviço de classificação exigido pela Lei 9.972/2000. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o credenciamento para prestação do serviço de classificação demanda estrutura física, instalações, equipamentos e profissionais habilitados para sua execução. Desta forma, a ação consorciada possibilita maior eficiência no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), agora também para produtos de origem vegetal, uma vez que os consórcios públicos já atuavam com os produtos de origem animal. Assim, a entidade considera positiva a legislação uma vez que aumenta a autonomia municipal ao incluir a possibilidade da prestação do serviço, além de promover ações, como cuidar da saúde pública, fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.
Arapiraca/segurança
Desde semana passada que os policiais militares do 3 º BPM realizam policiamento intensivo no comércio de Arapiraca. O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Felizardo garantiu reforço na segurança do comércio de Arapiraca neste período de fim de ano, em reunião com o Sindilojas Arapriaca e Associação do Centro Novo.
Arapiraca/comércio
A solicitação do reforço do policiamento foi realizada pelo presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior, e pelo presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, e aconteceu semana passada. Também estavam presentes o vice-presidente do Sindilojas, Eramir José de Souza Filho, que integra também a direção da CDL Arapiraca, e o tenente Moraes.
Maragogi/réveillon
A Prefeitura de Maragogi já divulga programação do réveillon aberto ao público na orla marítima. A programação inclui apresentação de bandas regionais que vão tocar até o raiar do ano novo. Todo um esquema de segurança está sendo montado para garantir a tranquilidade o evento no terceiro polo turístico de Alagoas.
Pilar
No Pilar a Prefeitura realizou durante o mês de dezembro várias ações dentro da programação natalina que inclui os alunos da rede municipal de ensino. A prefeitura entregou mais de 10 mil brinquedos para os pequenos que se matricularam ou rematricularam nas nossas escolas para o próximo ano letivo.
IGPS/Natal
A equipe do Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realizou durante todo mês de dezembro ações sociais dentro da programação natalina atendendo aos municípios parceiros distribuindo 3 mil presentes e atendendo a mais de 5 mil pessoas. Em 2002 o IGPS realizou ações de saúde preventiva gratuitamente, além de promover o desenvolvimento humano com palestras educativas. Parabéns a todos que fazem o IGPS.
Piranhas/IGPS
O IGPS e a Secretaria de Assistência Social de Piranhas realizaram uma grande ação social dentro da programação natalina. O prefeito Thiago Freitas participou pessoalmente da atividade juntamente com a primeira dama. Foi um encontro muito especial para a criançada e as famílias assistidas pelo SCFV. Teve muito brinquedo, muita animação e tudo de bom que vem no clima de natal. ⠀⠀
Concurso/BB
⠀⠀
O Banco do Brasil divulgou um edital para concurso público, que oferta 6 mil oportunidades, sendo 4 mil vagas de início imediato e mais 2 mil de formação de cadastro reserva para Escriturário. Destas, 32 vagas são destinadas para Alagoas. A Fundação Cesgranrio foi escolhida para ser a banca organizadora do certame. O concurso ofertará oportunidades para dependências em todos os estados do país e para o Distrito Federal.
Remuneração
As 6 mil vagas de Escriturário estão divididas em dois “nomes de relacionamento”: Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Para Agente de Tecnologia, são oferecidas 2 mil vagas imediatas e 1 mil para cadastro reserva, porém não há especificação por estados. Já para Agente Comercial, a oferta é de 2 mil vagas imediatas e 1 mil para cadastro reserva, distribuídas entre os estados indicados no anexo II do edital.