Cotidiano

Sancionadas leis de Fátima Canuto que inserem Festival do Bagre e Casamento Matuto no Calendário Oficial de Eventos de AL

Duas leis relacionadas ao fortalecimento da cultura, de autoria da deputada estadual Fátima Canuto, foram sancionadas pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (16). As leis de número 8.807/2023 e 8.806/2023 incluem o Festival do Bagre e o Casamento Matuto do Pilar, respectivamente, no Calendário Turístico e de Eventos Oficiais do Estado de Alagoas.

Destacando a importância do reconhecimento das tradições pilarenses na cultura alagoana, a parlamentar afirmou que fortalecer o turismo, a arte e a cultura é uma das principais bandeiras do seu mandato na Assembleia Legislativa. “Nosso mandato tem sido pautado pela valorização do que é nosso. Nossas tradições e raízes alagoanas. O município do Pilar é rico em cultura e tanto o Festival do Bagre quanto o Casamento do Matuto são festividades que já fazem parte do imaginário da população, não só do município, mas de todo estado”, afirmou Fátima Canuto.

O Festival do Bagre acontece desde 1989 e é um dos únicos da época que segue ativo. Ele foi criado com o objetivo de divulgar as belezas da “Terra do Bagre” para o estado, trazendo atrações nacionais e reunindo milhares de espectadores. Tradicionalmente, o festival acontece no mês de novembro.

Já o Casamento Matuto embala os festejos juninos, acontecendo no dia de São Pedro, 29 de junho. Movimentando toda a cidade, o evento que é tradição há 50 anos tem início na Chã do Pilar, com noivos e matutos, seguindo em carreata com carroças e cavalos, percorrendo as ruas até a Orla Lagunar.

“Pilar é um município histórico. O reconhecimento e inclusão de duas das festividades mais importantes da cidade no Calendário Turístico do estado não só orgulha o pilarense como reforça a valorização da cultura alagoana, tão rica em sua diversidade. Agradeço à deputada Fátima Canuto, que tem sido uma grande interlocutora em prol da cultura de todo o estado na Assembleia”, declarou o prefeito do Pilar, Renato Filho.

Texto e foto: Ascom

Artigos relacionados
Cotidiano

Arapiraca (AL) participa do maior congresso de saúde pública do mundo com sete experiências em destaque

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, marcou presença com protagonismo no XXXVIII Congresso Nacional de…
Cotidiano

Com alegria e tradição, Barraiá 2025 começa em clima de festa e união

A primeira noite do Barraiá 2025 foram aquelas que ficam na memória. Um encontro de gerações, com famílias inteiras, vizinhos e amigos…
Cotidiano

Celebrando as tradições juninas, Arapiraca inicia circuito de arraiás comunitários

As festas de terreiro na época de São João fazem parte da história de Arapiraca e foram recriadas no sábado…