DESTINOS

O que fazer em Recife em um dia: confira um roteiro

A capital de Pernambuco é uma das mais interessantes do Nordeste e tem uma infinidade de atrações. E aí fica a dúvida: quando o tempo está apertado, o que fazer?

Aqui, preparamos um roteiro assertivo só com passeios imperdíveis, focando principalmente na região de Recife Antigo. Veja a seguir o que conhecer em Recife em 24 horas.

Marco Zero

O local de fundação da cidade fica na Praça Rio Branco, na ilha de Recife Antigo. A praça tem uma rosa dos ventos no piso assinada pelo pintor pernambucano Cícero Dias e é rodeada por prédios históricos de cores e estilos variados. 

Centro de Artesanato de Pernambuco

Nas imediações do Marco Zero, esse enorme complexo exibe milhares de peças artesanais feitas com materiais como cerâmica, madeira, vidro, tecido e renda. Dá para garantir aquela lembrancinha para levar para casa.

Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda

Caminhando pela linda Rua Bom Jesus chega-se a esse espaço onde se pode viver um pouco da magia do Carnaval de Olinda o ano inteiro. Há uma exposição permanente com cerca de 60 bonecos gigantes representando personalidades como Alceu Valença, Ayrton Senna, Dominguinhos, Rita Lee e Pelé. A visita guiada explica o processo de confecção e manipulação.

A Rua Bom Jesus é uma das mais emblemáticas de Recife Antigo

Paço do Frevo

Depois, dê um pulo nesse museu dedicado à história do frevo, um ritmo para lá de especial para o povo pernambucano. Há exposições, atividades e eventos. 

Cais do Sertão e almoço

Um dos melhores da cidade, esse museu está instalado em uma impressionante construção de 5 mil m² revestida de cobogós. Os espaços expositivos dedicam-se à cultura sertaneja nordestina, com roupas, objetos, peças de arte e instalações imersivas. O cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga é especialmente homenageado. 

No topo do museu fica o Cais Rooftop Lounge Bar, com ambiente e menu sofisticados. Pode ser uma opção para o almoço. Se preferir algo mais simples e tradicional, rume à lanchonete As Galerias, a 300 metros dali, com mais de 90 anos de história. Outra ideia é andar até os Armazéns do Porto, antigo conjunto de armazéns hoje repleto de bares e restaurantes.

Os Armazéns do Porto são agradáveis para comer com vista para a água

Rio Capibaribe

Para fechar o dia, nada como um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe, que sai da praça do Marco Zero. O roteiro tradicional passa pelas três ilhas do centro de Recife e por debaixo de três pontes. No caminho, dá para admirar construções importantes e aprender histórias e curiosidades sobre a cidade. Se der, deixe para fazer o passeio durante o pôr do sol.

Texto e fotos: CVC

Artigos relacionados
DESTINOS

Sergipe terá voos extras durante o superferiado da Semana Santa e Tiradentes

Durante o superferiado da Semana Santa e de Tiradentes, haverá cinco voos extras com destino a Aracaju, num total de…
DestaquesDESTINOS

Prefeitura apresenta Penedo como Destino Turístico Inteligente na maior feira de turismo da América Latina

Mais uma vez, Penedo foi destaque ao ser apresentado como Destino Turístico Inteligente (DTI) durante a WTM Latin America 2025,…
DESTINOS

CVC registra aumento de 64% nas vendas de pacotes turísticos para a Paraíba

A Paraíba iniciou o ano de 2025 com números animadores no setor de turismo. Segundo dados da operadora CVC, a…