DESTINOS

Aruba bate recorde de recuperação em 2022

Com uma taxa de recuperação global de 98% no final de 2022, em relação a 2019, Aruba superou os objetivos estabelecidos rumo ao crescimento constante e progressivo de visitantes.

Dessa forma, o turismo na ilha caribenha continua crescendo devido aos esforços para recuperar a principal indústria do país, que representa 95% do Produto Interno Bruto (PIB). Aruba recebeu durante 2022 mais de 1.100.000 turistas com um aumento de 17% em seus gastos, seja em atividades, restaurantes, compras e outros, conforme relatado pela Autoridade de Turismo de Aruba (A.T.A.) em seu último relatório anual de 2022.

América Latina

Em 2022, a abertura de novas rotas aéreas na Colômbia e mais frequências de voos foram realizadas nos principais hubs da região para Aruba. Adicionalmente, foram implementadas estratégias de marketing e vendas junto aos principais aliados do turismo na América do Sul com foco em campanhas inovadoras para diferentes públicos.

Todos esses esforços foram refletidos. É assim que Aruba fechou 2022 com uma taxa de recuperação de 89% em relação a 2019 e com uma participação de mercado de 8% de todos os turistas latinos que visitaram a ilha.

A Ilha Feliz recebeu mais de 81.000 visitantes da América Latina, sendo a Colômbia o principal mercado com mais de 33.000 turistas, seguida da Argentina com aproximadamente 12.600 e em terceiro lugar está o mercado brasileiro com quase 9.600 viajantes.

A Colômbia teve um aumento em 2022 de 3% em relação a 2019 e a recuperação dos mercados da Argentina e do Brasil ficou em torno de 81% e 85%.

Chile e Peru também fazem parte dos mercados importantes para Aruba, no entanto, a taxa de recuperação, em relação a 2019, de ambos os mercados está crescendo gradualmente com 66% e 63%, respectivamente.

Para Jordan Schlipken, diretor da Aruba Tourism Authority (A.T.A.) para a América Latina, “2022 foi um ano de grandes resultados em termos de recuperação do turismo para Aruba, da ATA trabalhamos continuamente para alcançar novas rotas e voos que nos permitam conectar com os diferentes países da América Latina com o nosso destino. A meta para 2023 é crescer entre 3% e 24% em relação a 2019, sendo Colômbia, Argentina, Brasil e Chile os mercados foco”.

Apesar de ser um turismo já consolidado, Schlipken destaca que na América Latina há um grande interesse em conhecer Aruba. Por isso, comenta: “Convido a todos a realizarem o sonho de nos visitar e passar umas férias diferentes, como diz nossa nova campanha e que remete àquela lista de coisas para fazer na vida: Realizá-la em Aruba”.

Artigos relacionados
DESTINOS

Sergipe terá voos extras durante o superferiado da Semana Santa e Tiradentes

Durante o superferiado da Semana Santa e de Tiradentes, haverá cinco voos extras com destino a Aracaju, num total de…
DestaquesDESTINOS

Prefeitura apresenta Penedo como Destino Turístico Inteligente na maior feira de turismo da América Latina

Mais uma vez, Penedo foi destaque ao ser apresentado como Destino Turístico Inteligente (DTI) durante a WTM Latin America 2025,…
DESTINOS

CVC registra aumento de 64% nas vendas de pacotes turísticos para a Paraíba

A Paraíba iniciou o ano de 2025 com números animadores no setor de turismo. Segundo dados da operadora CVC, a…