
Talvez não houvesse ninguém melhor para fazer a curadoria da exibição “Disney 100 Years of Wonder” na Opera House da Disneyland do que o criador de imagens de longa data Kim Irvine. A história de Irvine com a Walt Disney Co. é profunda: seu pai, Richard Irvine, era um animador, e sua mãe, Leota Toombs, foi uma de suas primeiras imaginadoras femininas e é um esteio nos parques como o rosto da icônica Madame Leota. na Mansão Assombrada.
“Para crescer na Disney assim e ter esse tipo de apego a ela, todos esses aniversários significam muito”, disse Irvine em uma entrevista na Opera House.
Ela apontou uma peça da exposição que tinha um significado especial para ela: Dentro do estúdio do animador, que possui uma mesa de animador e um modelo de câmera multiplano, estão três desenhos emoldurados de Dumbo. O pai de Irvine os deu a ela anos atrás, e ela achou que seriam o complemento perfeito para o show.
A exposição, parte da celebração Disney100 do 100º aniversário da Walt Disney Co., tem mais peças do que o normal. Os programas típicos têm cerca de 35, disse Irvine, mas este tem 135.
“Demorou muito tempo para continuar analisando as coisas e refinando, mas também para tentar conseguir coisas que tivessem um bom relacionamento”, disse ela. Por exemplo, ela incluiu uma das representações do ilustrador Eyvind Earle do castelo da Bela Adormecida do filme de animação, bem como uma versão da versão do castelo da Disneylândia. Isso mostra, disse ela, “que eles não são os mesmos, mas foram inspirados”.
A mostra como um todo é uma homenagem aos filmes que viraram atrações ou experiências de parque na Disneylândia. Apropriadamente, inclui atrações do dia de abertura (como o castelo) e atrações ainda por vir, como a Splash Mountain, que em breve será renomeada, que se tornará a Tiana’s Bayou Adventure.
“Existem tantas coisas fabulosas que os convidados nunca conseguem ver”, disse Irvine, que ela queria destacar. Um deles é um modelo da bruxa de “Branca de Neve e os Sete Anões”, enjaulada e acorrentada. Costumava ficar na Main Street na Disneylândia na década de 1950. (Irvine disse que, embora o modelo ainda possa chacoalhar suas correntes e gargalhar, ele não será conectado a esta exposição.)
A tradição da família Irvine deve continuar. A filha de Irvine, Ali Irvine-Wheeler, é a terceira geração de mulheres na imaginação da família. O tempo dirá se a filha de Irvine-Wheeler, Leota, ainda jovem, se tornará a quarta.
Uma nova Toontown
Também parte da celebração do Disney100, a Mickey & Minnie’s Runaway Railway foi inaugurada oficialmente em Mickey’s Toontown. A totalidade de Toontown será reaberta em março, apresentando novos lugares para explorar.
Embora a atração seja quase idêntica à da Disney World na Flórida, sua fila na Califórnia é completamente diferente. Situado dentro do El Capitoon Theatre, os convidados passam por uma exposição, “Mickey Through the Ears”, criada por Minnie e a Toontown Hysterical Society.
“Estamos criando aquela história de estar no El Capitoon Theatre aqui para ver a estreia de um filme, então é claro que você vai andar em um tapete vermelho”, disse Sarah Kibler, designer de interiores da Walt Disney Imagineering que ajudou a criar o fila. “E você verá todos esses belos elementos art déco que ajudam a remontar à era de ouro do cinema.”
O próprio teatro é um novo ponto focal para Toontown, uma das principais características que chamarão a atenção quando os visitantes entrarem no local, acrescentou ela.
Jonathan Friday, diretor criativo sênior da Walt Disney Imagineering, disse que foi particularmente divertido pesquisar quais curtas e recursos do Mickey Mouse seriam exibidos na exibição da fila.
“Começamos com ‘Steamboat Willie’ e avançamos até os dias atuais com Mickey, e temos pequenos ovos de Páscoa e acenos em todos os lugares”, disse ele. “Portanto, os filmes favoritos de todos estão representados em algum lugar dessa fila incrível”.