Como parte das ações relacionadas à sustentabilidade na aviação, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem realizado, a convite, visitas técnicas aos aeroportos do país. O objetivo é conhecer mais de perto a atuação ambiental das operadoras dos terminais, especialmente no âmbito do programa Aeroportos Sustentáveis, iniciativa da Agência que busca promover boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos nacionais.
De maneira geral, as visitas envolvem a apresentação da infraestrutura aeroportuária aos representantes da Agência, sobretudo daquelas instalações ligadas à temática ambiental, como viveiros de espécies capturadas, depósitos de resíduos, locais com emprego de equipamentos eficientes e estações de tratamento de efluentes, entre outras. Além disso, os membros da equipe de meio ambiente do operador aeroportuário têm a oportunidade de se reunirem com os servidores da ANAC para trocarem experiências e esclarecerem dúvidas.
Nos últimos meses, a ANAC visitou quatro aeroportos para estas visitas: Confins, Montes Claros (MG), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), estando aberta para convites de outras operadoras para fazer visitas e discutir ações ambientais no âmbito da aviação civil brasileira.
Visitas a empresas aéreas
A Agência também está aberta a realizar visitas às empresas aéreas que estiverem dispostas a receber o órgão e discutir sustentabilidade e ações ambientais na aviação civil. Neste caso, a iniciativa se conecta ao programa SustentAr, que estabelece o incentivo a medidas ambientais no âmbito das companhias aéreas, também extremamente relevante para o avanço da sustentabilidade ambiental na aviação.
Sustentáveis e SustentAr
Os programas Aeroportos Sustentáveis e SustentAr são prêmios criados pela ANAC que buscam não só incentivar práticas sustentáveis no setor aéreo como também dar visibilidade às ações positivas já implementadas. O Aeroportos Sustentáveis, que entrou em sua quarta edição, foca nas ações estabelecidas nos aeroportos do país, enquanto o SustentAr, atualmente em sua segunda edição, premia práticas de sustentabilidade realizadas por empresas aéreas.
A participação no programa é voluntária e os participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital, que avaliam iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais das operações. As inscrições para os dois prêmios foram encerradas no final de janeiro.
Guias
Visando auxiliar os aeroportos nacionais no aprimoramento da sua sustentabilidade, a ANAC produziu guias reunindo exemplos de iniciativas sustentáveis e informações e links relevantes sobre o tema.