DESTINOS

Bahia oferece aos foliões receptivo especial, informações seguras e tecnologia do Carnaverso

No Carnaval 2023, 165 agentes de informação, incluindo intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e 60 guias de turismo bilíngues irão atuar nos circuitos da folia em Salvador, para prestar orientações a soteropolitanos e visitantes. Os serviços integram as ações do Governo do Estado durante a festa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que leva para a avenida o projeto ” Bahia Receptiva”. 

Os agentes de informação foram selecionados pela Setur-BA e participaram de um curso de capacitação em atendimento aos foliões. Os guias já possuem experiência na atividade e são registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

A partir desta quinta-feira (16), as equipes estarão atuando nos três postos fixos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no aeroporto, rodoviária e Terreiro de Jesus; nos quatros postos avançados SAT Carnaval, na Barra, Ondina, Campo Grande e Praça Municipal; e em nove hotéis. 

A novidade deste ano é que os foliões terão à disposição a tecnologia do Carnaverso, usando o celular nos SATs. Através de um QR Code, eles terão acesso a filtros para o Instagram e poderão se caracterizar com fantasias de blocos tradicionais, além de compartilhar a brincadeira entre os amigos da rede social. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Setur-BA, em parceria com o Senai/Cimatec, que visa usar a realidade virtual como ferramenta para divulgar o destino Bahia, em eventos nacionais e internacionais.  

A Setur-BA irá oferecer também o receptivo especial de Momo para passageiros que desembarcarem nos terminais rodoviário e marítimo e no aeroporto. Baianas típicas e a bateria do bloco afro Muzenza irão dar as boas-vindas aos visitantes. O órgão ainda irá fazer uma pesquisa sobre o perfil dos turistas que procuram o estado. 

“Nos preparamos para receber bem e fornecer informações seguras aos foliões da Bahia, do Brasil e do mundo, colocando nos circuitos servidores e colaboradores qualificados. A Secretaria de Turismo está atuando em transversalidade com outras pastas, na estratégia do Governo do Estado de garantir a realização do Carnaval, com acolhimento, segurança, saúde, defesa dos direitos humanos e atrações para o folião pipoca”, afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.   

Artigos relacionados
DESTINOS

Taxa turística volta a ser cobrada no acesso ao centro histórico de Veneza

A Câmara Municipal de Veneza reintroduziu a taxa turística de acesso ao centro histórico da cidade italiana, cujo preço varia…
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

AmaWaterways faz história com cruzeiros fluviais na Colômbia

Após sete anos trabalhando para levar cruzeiros fluviais à Colômbia, a AmaWaterways lançou os primeiros cruzeiros fluviais noturnos no Rio…
DESTINOS

Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do…