Maragogi viveu durante o período de Carnaval um dos períodos mais difíceis no abastecimento de água, com o colapso total do sistema e o abastecimento de água com carros pipas. O alerta foi dado pelo vereador Paulo Nunes, que falando em nome da Câmara de Vereadores convoca toda população para uma audiência pública na próxima terça-feira (28). O município é o segundo polo de turismo de Alagoas e um dos destinos turísticos mais vendidos do Brasil. Segundo ainda o vereador Paulo Nunes, a situação é crítica diante do número de pessoas que estão passando o período momesco no município. A empresa Verde Alagoas é responsável pelo sistema de abastecimento de água no município, herdou da Casal o serviço em leilão. Segundo ainda o vereador Paulo Nunes, a Câmara está promovendo no dia 28 deste mês, uma audiência pública, para debater o problema. O objetivo é ouvir a empresa responsável, juntamente com representantes da Casal e apresentar soluções para o colapso no fornecimento de água à população. “Sabemos que existem projetos para construção de duas barragens de água, que deverão abastecer as cidades de Maragogi e Japaratinga”, disse Paulo Nunes. “As barragens serão construídas em Peroba, e Cachoeira, próximo ao aeroporto de Maragogi e tem um orçamento de R$ 100 milhões”, declarou Paulo Nunes.
Carros pipas
Segundo Paulo Nunes disse ainda que a empresa Verde Alagoas, está atendendo, dentro do possível, a comunidade com carros pipas, mas que a demanda é grande e os problemas continuam.
Parque hoteleiro
Já o parque hoteleiro e pousadas estão com poços artesianos e também comprando água de carros pipas. Contudo, um grande problema apresentado nos poços artesianos é o processo de salinização que vem ocorrendo de todo lençol freático em Maragogi. A qualidade da água em alguns hotéis e pousadas vem gerando reclamações dos hóspedes que alegam que a água nas torneiras é salgada, denúncia rebatida pelos empresários.
Coruripe/legislativo
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, participou da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do ano de 2023. O chefe do Executivo fez um resumo das ações da administração e destacou a harmonia e o respeito entre os poderes, que vem acontecendo desde o início da gestão, tudo pelo bem do povo. Marcelo Beltrão em seu breve discurso também pontuou alguns investimentos feitos pela administração, que vão contribuir significativamente com a mudança na vida dos coruripenses.
Coruripe/obras
O prefeito Marcelo Beltrão disse que vem lutando para transformar, colocar o povo em primeiro lugar e atender algumas demandas históricas. A exemplo do Laboratório Municipal, um investimento que vai trazer ganhos significativos à população. Ele destacou a importância de um exame para um diagnóstico, para o tratamento de patologias. Para isso, investimentos em equipamentos modernos para dar uma resposta imediata no tratamento. Em breve será entregue o Hospital da Pindorama e mais três Postos de Saúde, incluindo do Povoado Barreiras.
Penedo/homenagem
A Prefeitura de Penedo está homenageando professoras que trabalharam na formação de gerações e jogadores que atuaram no Sport Club Penedense, identificando vias públicas de conjuntos residenciais localizados no bairro Raimundo Marinho. A iniciativa aprovada por unanimidade de votos dos vereadores substitui a identificação por números das onze ruas do Conjunto Cidade do Povo pelo nome de professoras, entre elas Edna Ramos, Mírian Marques, Verônica Araújo, Dulce Cleide, Antonia Gazzaneo e outras.
Penedo/Creche CRIA
O governo Ronaldo Lopes também está homenageando o defensor público e procurador do estado, Dr. Valfredo Messias dos Santos, cidadão honorário penedense que também se dedicou fortemente à educação. Seu nome identificará a segunda Creche CRIA em Penedo, investimento para a primeira infância que está sendo construído na parte alta da cidade, ao lado da sede própria do Ministério Público Estadual.
Sistema penitenciário
A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) alcançou uma marca histórica na área de educação prisional: o maior índice de classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ele começou a ser aplicado nas unidades prisionais alagoanas. São 66 reeducandos aptos a concorrer às vagas que serão disponibilizadas pelo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Logísticas
O número de aprovados deste ano foi 12 vezes maior em comparação ao ano passado, que registrou apenas cinco aprovados. A atual edição do exame contou com 286 inscritos. O resultado é fruto de um trabalho conjunto entre a Seris e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da atuação dos professores e dos policiais penais, desde a realização de atividades voltadas à preparação dos custodiados para o exame, até a logística necessária.
Método
Segundo a policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Cinthya Moreno, o aumento no número de aprovados é resultado de um trabalho constante e compartilhado. “O crescimento no número de reeducandos aptos a concorrer às vagas do Sisu reflete a intensificação dos nossos esforços em proporcionar oportunidade de educação aos custodiados, por meio de iniciativas de incentivo à leitura, como os projetos ‘Lêberdade’ e ‘Remição por Leitura’, que fazem parte das parcerias firmadas com órgãos como Poder Judiciário e Seduc, buscando sempre aumentar o acesso à educação aos privados de liberdade”, afirmou Cinthya Moreno.