Alagoas teve um dos carnavais mais tranquilos dos últimos 11 anos com uma redução de mais de 70% no número de homicídio de toda a série histórica desde o ano de 2012, Alagoas registrou um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. O balanço, considerado extremamente positivo pelo governador Paulo Dantas. Segundo ele, houve uma redução de mais de 73% no número de homicídios de 2011 para 2023, quando ocorreram 53 homicídios e esse ano apenas 14. Comparando com o ano de 2022 tivemos uma redução de 30%. O governador destacou o trabalho da polícia que atuou com mais de sete mil integrantes das forças de segurança pública do Estado de Alagoas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica – trabalhando diuturnamente durante todo o carnaval para garantir a segurança necessária para os alagoanos, turistas e visitantes. Um dos principais setores da economia em Alagoas é o turismo e o estado ostenta o título de lugar mais seguro para o turista no Brasil. Um dos maiores problemas enfrentados pela Polícia foi o de som alto por descumprimento dos TACs firmados em diversos municípios, inclusive que gerou uma agressão grave a uma policial feminina. Um problema que precisa ser melhor pensado, para cada vez mais, através de medidas mais rígidas e penas mais rigorosas ser resolvido. Do uso indevido de som alto se gera agressões e até homicídios. Por tanto é um problema gerado de violência que necessita de mais atenção das autoridades de segurança pública. Matando o problema na raiz se terá mais tranquilidade.
Coletivos
Em relação ao número de roubo a transportes coletivos durante o período carnavalesco a SSP não registrou nenhuma ocorrência. Não houve também registro de feminicídio. Ao se tratar de apreensão de drogas, num comparativo ao ano passado, houve um aumento de 20,28% durante o carnaval.
Cisps
Um dos problemas constatados foi com relação ao funcionamento dos Cisps em cidades balneárias de grande demanda de turistas e veranistas, como em Paripueira, onde em pleno domingo de carnaval estava fechado, para realização de Boletim de Ocorrências. Em períodos de grande demanda em cidades turísticas não se pode aceitar que os órgãos de segurança pública estejam fechados ao atendimento público.
Olho d’água do Casado
Acontece hoje em no Portal dos Cânions em Olho d’água do Casado a ressaca de Carnaval. A programação começa às 11 horas com várias atrações como Valeijós, Os Kebras e Tony Hits. O município vem se consolidando como destino turístico na região dos Cânions do São Francisco, na gestão do prefeito Zé da Emater.
Penedo
A Escola Municipal de Educação Básica São João Batista está sendo praticamente reconstruída, mais um investimento na rede pública de ensino de Penedo que o Prefeito Ronaldo Lopes. Os mesmos investimentos que estão realizando nas escolas da cidade também estamos direcionando para o campo”, afirma Ronaldo Lopes.
Outras obras
A prefeitura avança com duas unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) situadas na zona rural totalmente recuperadas. A primeira escola beneficiada funciona no Murici, atendendo os povoados próximos, e a segunda na comunidade Itaporanga, também responsável por receber estudantes das localidades vizinhas.
Escolas climatizadas
O trabalho feito por meio da Semed recupera toda a estrutura, climatiza as escolas, coloca internet e computadores para professores e estudantes que dispõem de novo mobiliário e material didático-pedagógico, além de alimentação diária de excelente qualidade e cozinhas dotadas de utensílios, fogão, refrigerador e eletrodomésticos novos.
Sementes
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) prorrogou para o dia 2 de março as inscrições para o Planta Alagoas 2023. O programa vai distribuir sementes de milho, feijão, sorgo e arroz aos agricultores familiares, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.
Agricultores
Os agricultores familiares devem procurar as prefeituras dos municípios ou organizações (cooperativas ou associações) para realizar o cadastro. Assentados de reforma agrária, acampados, quilombolas e indígenas devem ficar atentos à documentação a ser apresentada na inscrição, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
CadÚnico
Para os assentados da reforma agrária e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e indígenas que não possuam DAP ou CAF será aceita a comprovação de beneficiário da reforma agrária por meio da RB ou declaração do Incra/Iteral, desde que inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).